Conferência de Cultura aprova 51 propostas
Mais de 100 pessoas participaram dos trabalhos da 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada nos dias 29 e 30/9, no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo, Estação da Paulista. Após as discussões, 51 metas foram definidas, sendo dez priorizadas e reivindicadas pelos segmentos culturais da cidade.
No primeiro dia da Conferência, a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, falou sobre a expectativa de que os grupos representados pudessem oferecer a sua contribuição, com propostas de políticas, programas e ações a serem aplicadas e desenvolvidas.
No segundo dia de atividades, os grupos de trabalho foram divididos para a discussão de propostas dos segmentos da área artística, como teatro e circo, dança, literatura, artes visuais, audiovisual, música, tradições, cultura popular, movimentos sociais e artes urbanas. Cada grupo teve o direito de elaborar até dez propostas para a votação. As dez propostas mais votadas deverão ser encaminhadas à SemacTur e ao prefeito do município.
Na oportunidade foram apresentadas como ferramenta de trabalho, as propostas da 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2013, sendo algumas já executadas nos últimos quatro anos. Entre as metas cumpridas estão a reforma e manutenção da Casa do Povoador; a parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a SemacTur para inclusão do ensino de música no currículo das escolas municipais; a criação no calendário municipal de uma Feira Literária; a restauração e manutenção da capela do Passo do Senhor do Horto; a inclusão da Mostra de Teatro Estudantil ao Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), com ampliação da verba orçamentária; entre outras.
Confira as propostas mais votadas:
1 – Acréscimo de R$ 20 mil anuais da rubrica destinada à valorização e preservação da cultura negra (Cultura Popular / Tradições)
2 – Criação de uma rubrica própria para preservação da cultura LGBT equiparada à rubrica e preservação da cultura negra, que é no valor de R$ 90 mil (Movimentos Sociais / Artes Urbanas)
3 – Criação, pela SemacTur, com participação da classe artística da dança, de lei municipal que viabilize um programa de fomento de pesquisa em dança para núcleos independentes de Piracicaba, com dotação orçamentária própria, por meio de editais (Dança)
4 – Criação de um laboratório de gravuras com recursos e equipamentos adequados para metais, xilogravuras, linólio gravuras, entre outros, com a oferta de pesquisa, estudo, formação dos artistas e público em geral, levando oficinas para as escolas públicas (municipais e estaduais), com o objetivo de divulgar e expandir essa técnica cultural na cidade (Artes Visuais)
5 – Criação e realização de bienal de fotografia em Piracicaba, para movimentar o segmento de fotógrafos, entusiastas e envolver a comunidade local. Contando com nomes de destaque da fotografia brasileira e futuramente, internacional (Artes Visuais)
6 – Criação de um programa de contação de histórias nos centros culturais, com financiamento próprio (Literatura)
7 – Rever o conceito de cobrança de locação e cessão dos espaços públicos pertencentes à SemacTur para visar o aumento da receita do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), sem isenção para qualquer tipo de entidade, ONG, igrejas ou associações. Atentar para maior arrecadação aos eventos privados. Podendo-se utilizar uma tabela percentual nunca inferior a 5% (Artes Cênicas)
8 – Elaborar e implementar uma política de conservação e preservação para o patrimônio cultural material e imaterial (Cultura Popular / Tradições)
9 – Apresentações musicais continuadas clássicas instrumental e grupos diversos em praças, parques, bairros e pontos turísticos no período da manhã e tarde (Música)
10 – Criação pela SemacTur de uma lei municipal de fomento à produção cultural com dotação orçamentária própria, por meio dos editais (Artes Cênicas)
