A 10ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Piracicaba acontece neste final de semana, dias 04 e 05/12, sábado e domingo, no anfiteatro do Centro Cívico, com recepção e credenciamento a partir das 8h. O tema deste ano é Saúde: Novo Contexto, Novos Rumos – Atenção Primária à Saúde frente ao Novo Normal. Os eixos a serem discutidos são Prevenção e Promoção; Assistência e Tratamento; Vigilância; e Desenvolvimento Institucional. A expectativa da organização é que cerca de 100 pessoas, entre delegados eleitos e participantes, integrem os trabalhos nos dois dias de evento.
Amanhã, sábado, a abertura do evento será às 9h, com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Saúde, Filemon Silvano. Às 10h, acontece a palestra de abertura da Conferência de 2021, ministrada por José Isaias Costa Lima, secretário-adjunto de Saúde Pública do município de Praia Grande, com o tema A Estratégia Saúde da Família como Garantia de Acesso, Prevenção e Promoção à Saúde. José Isaias é mestre em direito da saúde e, atualmente, é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto das disciplinas de saúde pública e também é tutor do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.
José Isaias Costa Lima ministrará a palestra de abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde
A finalidade da 10ª Conferência Municipal de Saúde é estabelecer propostas para a melhoria da qualidade do SUS, a partir de uma discussão aberta, com a participação de todos os interessados. Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a participação da sociedade é fundamental. "É a partir das demandas da população que vamos conseguir melhorar o atendimento na cidade. Agora, com todas as propostas já inseridas na Conferência, esperamos que a população se engaje e participe das discussões dos eixos temáticos deste ano", declarou.
PROGRAMAÇÃO – No sábado, 4/12, a partir das 8h, acontece a recepção dos delegados eleitos e participantes; às 9h, a solenidade de abertura com a apresentação do evento e fala das autoridades; às 10h, palestra de abertura, seguida de discussão e aprovação do regulamento da Conferência; às 12h30, intervalo para o almoço; às 14h serão retomados os trabalhos com a apresentação das propostas por eixos temáticos advindas da pré-conferência, seguida da formação dos grupos para discussão das propostas; das 15h às 18h, acontecem os trabalhos de fechamento das propostas e encaminhamento para a plenária que acontece no domingo, 5/12, a partir das 8h30, com a apresentação e votação das propostas pelos delegados. O encerramento da conferência está previsto para às 12h de domingo, 05/12.