Portal do Município de Piracicaba

Concurso elege as melhores caipirinhas de Piracicaba

Por Comunicação Social / Publicado em 29/10/2018
Tempo de leitura: 4 minutos.

Maria Gabriela finalizando a caipirinha Primavera

Entre tantas delícias, nêspera, aroma de baunilha e amoras foram os ingredientes extras de duas combinações perfeitas, para os drinques vencedores do 2º Concurso de Caipirinha de Piracicaba, nas categorias profissional e amador. Maria Gabriela Queiroz e Mario Libardi foram as estrelas da noite, da última sexta-feira, 26, no Engenho Central.

Mario Libardi com a Caipirinha de Amora

Ao todo, 15 concorrentes participaram do evento. As receitas elaboradas com cachaça + limão + gelo + açúcar contaram com especiarias como banana, canela, rúcula, rapadura, espuma de milho, mexerica, morango, hortelã, queijo, goiabada vermelha, jaboticaba, caju, lichia, laranja, tangerina, pimenta e mel.

“Ano que vem quero participar novamente, com a apresentação de novas frutas para conquistar de vez, o paladar dos jurados. Não sou profissional, mas aprecio a arte de inventar novos sabores”, disse Libardi.

Para Maria Gabriela, a competição é algo positivo para a coquetelaria. “Considero um incentivo para as pessoas que gostam do segmento. Aqui elas tem a oportunidade de conhecer novas técnicas, com os profissionais e amadores do ramo”.

Todos os participantes do 2º Concurso de Caipirinha de Piracicaba

Durante a competição, as bebidas foram avaliadas pelos jurados, de acordo com a apresentação, consistência dos coquetéis, criatividade, originalidade, harmonização dos sabores e aromas e profissionalismo de cada participante. O júri foi composto pelos especialistas em cachaça, Alessandro Orelli Júnior, professor do curso de Tecnologia em Biocombustível da Fatec; Hellen Lopretti, sommelier em cachaça; Kelly Costa, blogueira e escritora do livro Caipirinha Prendada e José Almir Tejada, gerente da Coplacana.

O cuidado que alguns candidatos tiveram na apresentação do drinque foi o que mais chamou a atenção da jurada Kelly Costa. “Um deles utilizou o canudo de papel pela questão do uso do canudo de plástico, proibido no Rio de Janeiro e em Santos. A maioria dos candidatos não descaracterizaram a caipirinha, usaram apenas técnicas diferenciadas no visual e no sabor”, explicou.

Jurados avaliando as bebidas

Segundo a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a diversidade das receitas supreendeu aos presnetes que tiveram a oportunidade de experimentar. “Estamos muitos satisfeitos com os resultados e percebemos o quanto este concurso tem conquistado Piracicaba. Em 2017 foram sete participantes e neste ano, recebemos 15 pessoas”.

O Concurso de Caipirinha de Piracicaba foi realizado com o objetivo de enaltecer e integrar a coquetelaria em Piracicaba, como cidade-berço dessa bebida que é unanimidade mundial.

A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), com a parceria das cachaçarias Bico Doce, Docicana, D'Reis, Piracicabana, Tiquara, Vô Nino, Vigário e Velho Jonas, Elisa e Campanari e as cervejarias artesanais Leuven e Cevada Pura. O concurso recebeu o apoio especial de Mermaids Bartenders, A Padeirinha, Suco Prats, Orquidário Delantonia, Cupcakes da Cindy, Pira Gelo e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

14ª Festa do Peixe e da Cachaça

A festa acontece entre os dias 15 e 18 de novembro, no Engenho Central, com o objetivo de apresentar aos moradores e turistas, os famosos atrativos gastronômicos da cidade, o peixe e a cachaça. Além dos produtores de cachaça e restaurantes, o evento também contará com algumas cervejarias artesanais da cidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.