A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) apresentou na noite de ontem (16/10) no auditório da Acipi a nova proposta da Campanha “Diga NÃO ao Trabalho Infantil”. Trata-se do lançamento de um concurso de pintura, frase e redação entre as crianças e adolescentes dos projetos sociais Recriando, Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) e Ação Jovem. Os parceiros desta nova proposta são: Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, Associação Comercial de Industrial de Piracicaba (Acipi) e Lions Clube Piracicaba – Campestre. Estiveram presentes no evento o presidente da Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, Alexandre Neder, o presidente do Lions Clube Piracicaba – Campestre, Ronaldo Silveira, o coordenador da Equipe de Apoio da Campanha Doe ao Fumdeca e diretor da Acipi, Pedro Cruz e a secretária municipal de Desenvolvimento Social e representante do Prefeito Barjas Negri, Maria Angélica Guercio, além dos coordenadores dos projetos sociais e convidados.

No total serão mais de 1.700 crianças e adolescentes participando do concurso. Os três melhores trabalhos, que serão escolhidos pela comissão formada pelos parceiros, receberão prêmios.

Neder disse que a Sociedade se sente honrada em participar desta proposta. “Todo projeto que visa tirar os menores da rua de nossa cidade tem nosso apoio e o trabalho de conscientização é fundamental”.

Maria Angélica afirmou que a campanha continuará nos próximos anos e falou da importância da instalação da Vara da Infância e da Juventude no município. “Temos sentido a diferença de comportamento da sociedade com relação ao trabalho infantil e esta campanha tem por objetivo mudar a realidade da nossa cidade. Nosso propósito é manter a campanha sempre viva. Nós vamos continuar lutando para termos a Vara da Infância e da Juventude, exclusiva em nossa cidade para ampliarmos as intervenções nas questões das crianças e adolescentes em situação de risco social”.

PROJETOS

No projeto Recriando, a abordagem de rua acontece de segunda-feira a domingo e as crianças e adolescentes atendidos recebem alimentação, há ainda orientações às famílias, desenvolvimento de atividades pedagógicas, culturais, recreativas e esportivas. As denúncias de situação de rua podem ser feitas pelo 156 ou 3422-9943. O número de casos atendidos em 2008 foi de 412, sendo que 41,9% das crianças e adolescentes foram encontrados nas ruas de Piracicaba em situação de trabalho infantil e 22,5% por mendicância.

Nas cinco unidades do Case, a Semdes atende hoje um total de 650 crianças e adolescentes de 07 a 16 anos. A maioria deles em situação de trabalho infantil (298 casos), seguido por negligência familiar (155 casos).

ENCERRAMENTO

A entrega dos prêmios será dia 24 de novembro, às 19h30 na sede da Sociedade Sírio Libanesa, à rua Governador Pedro de Toledo, nº 1.045 – Centro.