Durante a realização do II Concurso Musical Interescolar de Piracicaba, entre os vários estilos musicais existentes, o que predominou entre os participantes foi o rock. Entre as 76 bandas inscritas para o evento, 12 foram selecionadas para se apresentarem. Todas as músicas foram compostas pelos estudantes.
Conforme Patrick dos Santos, responsável pela pasta da Coordenadoria da Juventude, o evento, comparado ao ano passado superou a expectativa quanto ao número de participação das bandas. No I concurso musical, em 2005, se inscreveram 48 e este ano foram 76 bandas. Segundo ele, o crescimento na participação das bandas é fruto da seriedade e da credibilidade conquistadas pelo evento.
O II Concurso Musical foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro último, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, numa realização da Coordenadoria da Juventude e da Secretaria Municipal de Ação Cultural. A realização teve apóio da Associação dos Estudantes Força Jovem e da Diretora Regional de Ensino de Piracicaba.
O primeiro lugar ficou para a banda Alijuara e Karina, da escola estadual Elias de Mello Ayres, com a música I’ve Lost You, no estilo romântico. O segundo lugar foi para a banda Pirilampo, da escola José de Mello Moraes, com a música Impeachment, no estilo rock. A terceira banda classificada foi a SN, da escola Ademar Vieira Pisco, com a música Tudo pro alto, também no estilo rock.
O prêmio para as três primeiras colocadas foram troféus e medalhas. As demais bandas receberam certificado de participação: Sunset Sleep do Sud Mennucci , no estilo rock; Plano Marshal, do CLQ, estilo pop rock; Obsessão, da Pedro Crem Filho, estilo româtica; Muffin Roots, do Colégio Dom Bosco, no estilo reggae; Medianos Rock Band, do Sud Mennucci, estilo rock nacional; Mato Verde, da Pedro Mello , estilo Reggae; Jimi Batuta, do Dom Bosco Cidade Alta, estilo rock alternativo; Freedom, da Catharina Casale Padovani, estilo rard core melódico e a Realidade da Vida, da escola Avelina Palma Losso, no estilo rap.
A realização do Concurso Musical, segundo Patrick nasceu da necessidade de abrir espaços aos grupos musicais das escolas públicas e particulares, para que pudessem mostrar seu talento musical.
A iniciativa tem por objetivo estimular o senso critico dos estudantes, por meio da expressão musical. As apresentações das bandas permitem evidenciar e valorizar novos talentos nas escolas em geral.