A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) concluiu a primeira etapa da construção da ciclovia da Nova Piracicaba. Esta é a terceira ciclovia da cidade. Ela está instalada na Avenida Cruzeiro do Sul, entre as avenidas Paulista e Armando Césare Dedini, no bairro da Nova Piracicaba.

A ciclovia é uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros Nova Piracicaba e Vila Rezende. No mesmo local, também foram construídos pista de caminhada de 830 metros de extensão e recantos (área de descanso). O local foi feito em pedregulho compactado, com largura de 4 metros, totalizando 3.550 m² de piso em saibro e pedrisco.

Neste trecho há dois recantos: um nas proximidades da Rua dos Crisântemos e o outro nos arredores da Avenida Armando Césare Dedini. Foram instalados, nos espaços, dois bebedouros antivandalismo, três conjuntos mesa/banco em concreto pré-moldado (mesa de jogos), 10 bancos de madeira e quatro coletores de lixo.

De acordo com a Sedema, a ciclovia tem 2,50 metros de largura em piso em concreto colorido, na cor vermelha, totalizando 2.055 m² de área.

Também foram plantadas gramas em todos os espaços restantes entre a ciclovia e a pista de caminhada, e uma faixa de 2 metros de largura após a pista de caminhada, totalizando uma área de 4.900 m².

A Prefeitura também instalou bebedouros nos recantos, bancos e mesas em concreto pré-moldado, lixeiras e 51 novas luminárias, do tipo “bola”, com lâmpadas de 250 w de vapor metálico, em poste de ferro 3 metros de altura.