A última reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse) de 2024 foi realizada ontem, 12/12, no anfiteatro da Unimed Piracicaba. Durante o encontro, a Polícia Militar apresentou dados que apontam uma redução de 45% nos casos de roubos no município nos últimos cinco anos. O encontro teve início com uma visita dos membros do Conselho ao recém-inaugurado Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), uma antiga demanda das forças de segurança, que foi inaugurado em 26/11.
Durante a reunião, os dados apresentados pela PM mostram que até novembro de 2024 foram registrados 133 roubos, enquanto em 2019 esse número era de 242, representando uma queda de 45% nos casos de crimes dessa natureza. Um histórico do 10º Batalhão mostrou que 2014 foi o ano com o maior número de ocorrências desse tipo: 2.195. Vale destacar que o roubo é um crime violento que envolve subtração de bens por meio de violência ou grave ameaça.
A secretária Jane Franco Oliveira, da Semuttran, também destacou os avanços da Pasta durante a reunião, como a ampliação da rede de ciclovias, que passou de 8,7 km no início da gestão para 40,45 km, e o pavimento em concreto, com 94% das obras concluídas e previsão de término para 22/12.
A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) do Deinter-9 apresentou um balanço de 309 inquéritos instaurados até novembro, dos quais 258 foram esclarecidos. Já a Guarda Civil Municipal (GCM) destacou números de autuações e operações, além das atividades da Patrulha Maria da Penha, que, no último trimestre, registrou 233 pedidos de medidas protetivas. A GCM também registrou que participou dos 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher com a realização de palestras em empresas.
CENTRAL DE MONITORAMENTO – Antes da reunião, os membros do Conselho visitaram o Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), que absorveu a Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), da Guarda Civil Municipal, e a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), da Semuttran.
A visita foi conduzida pela secretária Jane Franco Oliveira, que explicou sobre o funcionamento das 442 câmeras integradas, que são equipadas com inteligência artificial, visão panorâmica e leitura de placas de veículos, otimizando a resposta às demandas de segurança pública.
O prefeito Luciano Almeida parabenizou as forças de segurança pelo trabalho realizado, destacando investimentos feitos em veículos e armamentos. Ele enfatizou a importância do CIIP como um legado importante para a cidade, possibilitando integração, eficiência e ampliação da segurança pública. “Esse sistema nos permite mapear toda a cidade e pode ser ampliado, otimizando recursos e promovendo maior agilidade no atendimento à população”, afirmou o prefeito.
O comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, ressaltou que a segurança pública é uma responsabilidade coletiva e destacou a contribuição da Prefeitura para a implementação do CIIP. Ele reforçou que a integração proporciona respostas rápidas às demandas da população e afirmou que Piracicaba trabalha de forma ampliada para o bem comum.