A segunda reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse) deste ano, que aconteceu na última quinta-feira, 20/06, apontou que o número de medidas protetivas recebidas mensalmente pela Patrulha Maria da Penha tem aumentado nos últimos meses deste ano, o que indica que mais mulheres têm buscado ajuda em casos de violência doméstica. Também foi destacada na reunião a ampliação do videomonitoramento em Piracicaba, integrado aos sistemas de segurança do estado e do governo federal, e o aumento da frota de agentes de trânsito e da Guarda Civil Metropolitana no início do ano.

O encontro foi realizado na sede da Copaclana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), e contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, secretárias municipais e autoridades dos órgãos de segurança.

Segunda reunião Comuse de 2024 foi realizada na Copaclana

O prefeito Luciano Almeida apresentou o edital para renovação dos serviços de videomonitoramento no município, que prevê a instalação de câmeras para leitura de placas veiculares, que compreende 66 pontos, e para vias públicas em 160 locais (sendo 56 novos pontos). Integrado a outros sistemas de segurança, como o Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e o sistema Córtex, da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, haverá a expansão do monitoramento de segurança no município, trabalhando para redução de crimes e acidentes de trânsito.

“A partir de agora todo o mapeamento será feito por profissionais contratados, com uma empresa contratada, e vamos ter um sistema de inteligência por trás, com a participação de todas as forças de segurança, para fazer esse monitoramento na cidade. Esses profissionais estarão 24h monitorando essas imagens e eles irão acionar o serviço de emergência necessário para aquele atendimento, otimizando os nossos recursos de segurança”, explicou o prefeito.

Prefeito Luciano Almeida na segunda reunião do Comuse na Copaclana

A secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco, destacou a ampliação da frota da Semuttran, que recebeu nove novas motocicletas no período para monitoramento e atendimento de ocorrências de trânsito, e a Guarda Civil Municipal também citou as 14 novas viaturas e quatro motocicletas recebidas no início do ano, que ampliam o apoio às operações em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil de ocorrências criminais.

A GCM também apresentou os dados da Patrulha Maria da Penha, que realizou 4.253 rondas desde janeiro, com 367 medidas protetivas recebidas no período. O número tem aumentado nos últimos meses do ano, com 60 em janeiro, 71 em fevereiro, 75 em março, 82 em abril e 79 em maio, o que significa que mais mulheres estão pedindo ajuda em casos de violência contra a mulher. Entre os flagrantes feitos pela Patrulha, também houve um leve aumento em relação ao início do ano, com 5 registrados em março, 3 em abril e 4 em maio, enquanto em janeiro e fevereiro foram 1 e 3 respectivamente – totalizando 16. Também houve a condução de 28 pessoas ao plantão, por desrespeito às medidas protetivas.

O delegado William Marchi citou que, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os casos de homicídios dolosos na região de Piracicaba caíram pela metade em abril deste ano (13 registrados) comparados com abril do ano passado (quando foram 26), ao mesmo tempo que o número de armas de fogo apreendidas foi o maior em oito anos, com 114. A sede do DEIC (Delegacia Estadual de Investigações Criminais) em Piracicaba concentra os casos de 52 municípios da região.

Secretária de Governo, Tassia Espego, e secretária da Semuttran, Jane Franco, no Comuse

Ele também destacou que o Estado de São Paulo registrou o menor índice de roubos de cargas em 20 anos, também de acordo com dados divulgados pela SSP no início deste ano. Marchi citou algumas apreensões de cargas roubadas, que foram recuperadas envolvendo uma investigação conjunta entre as forças de segurança da região, a partir da DEIC, entre as mais recentes uma na zona rural de Piracicaba e em Iracemápolis.

PRESENÇA – Além do prefeito Luciano Almeida e das secretárias Tássia Espego (Governo), Jane Franco (Semuttran), e do comandante da Guarda Civil, Sidney Nunes, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Governo, DEIC, Guarda Civil Municipal, 10º BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, Fórum – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Polícia Federal, Centro de Detenção Provisória, Penitenciária Masculina, CR Feminino de Piracicaba, Fundo de Segurança dos Magistrados (Funceg), CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), CPI-9,  Grupamento Aéreo PM (Águia Piracicaba), 1º Subgrupamento de Bombeiros, Delegacia Seccional de Polícia e 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, além do presidente da Copaclana, Arnaldo Bortoletto, e demais representantes da entidade anfitriã do encontro.