Cerca de 50 pessoas prestigiaram, no último sábado, 30/04, a oficina Energia, Lazer e Cidades Sustentáveis, realizada na Estação Experimental de Tupi, como parte do programa Vem pro Horto, que tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. Boa parte das pessoas estiveram no local pela primeira vez. A gratuidade do ônibus, que começou nesta atividade e seguirá por toda programação durante o ano, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, contribuiu para que mais pessoas aderissem à oficina.

Oficina começou com atividade de yoga

Conduzida por Lucas Gimenez de Almeida, estudante de engenharia agronômica da Esalq/USP e participante do Raízes de Tupi, subgrupo da OCA/Esalq/USP, a atividade foi iniciada com uma aula de yoga, seguida de dinâmicas e uma roda de conversa e sensibilização sobre a questão da energia, a crise energética, a perspectiva de cidades sustentáveis e como é possível contribuir para tais mudanças por meio do lazer, do uso criativo do tempo livre.

Para Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi, a atividade foi boa e alguns dos participantes conheceram o Horto nesta oportunidade, ratificando o propósito do programa. "Essa atividade do Vem pro Horto buscou o equilíbrio entre a natureza e o ser humano por meio da realização de uma aula de yoga e de uma roda de conversa sobre energia. Os participantes entraram em sintonia total com o local e puderam, além de contemplar a beleza cênica, compartilhar suas experiencias sobre o tema proposto. Importante destacarmos o número de participantes que foram ao Horto pela primeira vez. O transporte disponibilizado de forma gratuita contribui e muito para o sucesso do evento.", explicou

O Vem pro Horto foi criado em 2018 e tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisas Ambientais e da Fundação Florestal, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano.

Grupo participa de roda de conversa após yoga

PRÓXIMAS ATIVIDADES – Em maio há duas atividades previstas do Vem pro Horto e em ambas será disponibilizado transporte gratuito. Na próxima sexta-feira, 06/05, acontece, das 19h30 às 21h30, o Cinedebate do filme Amazônia: o Despertar da Florestania, seguido de trilha noturna. A parceira na realização da atividade é do Programa Ecofalante Universidades e da Nas Nuvens Ecoturismo. Para esta atividade é necessário inscrição prévia, que pode ser feita pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1VyhEK_cToGP2RmVn9J7clG6ZR3VdqbPpiDPpGPBblo9x4A/viewform

No dia 28/05, às 9h, o tema da atividade será círculo de mulheres A História da Mulher e os Impactos Causados nos Papéis das Mulheres Contemporâneas, que será conduzida pela Curadoria da Alma Feminina.

O horário de saída do transporte gratuito será divulgado em breve.

Ônibus gratuito saiu do TCI e será disponibilizado em todas as atividades