Uma ação conjunta das equipes do PSF (Programa Saúde da Família) e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) levou aos moradores do Jardim Oriente e Serra Verde, na tarde desta quarta-feira (20), orientações sobre doenças infectocontagiosas e teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.

De acordo com Moisés Taglietta, coordenador da Vigilância em Saúde do município, a iniciativa partiu das unidades do PSF. “Foram detectados casos positivos de tuberculose no Jardim Oriente e a partir daí as equipes, em vez de apenas fazer a busca ativa de novos casos, decidiram fazer essa ação conjunta com o objetivo de orientar a população”, afirmou Moisés.

Durante toda a tarde, os moradores do bairro receberam orientação de enfermeiros, agentes comunitários de saúde de do médico que atende no PSF Jardim Oriente. Além da distribuição de folhetos explicativos e de preservativos, quem se interessou pode fazer o teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos para as hepatites, HIV e sífilis.

A população foi orientada ainda a comparecer em uma das unidades do PSF na região para a realização do teste convencional para a doença. “Não esperávamos uma adesão tão grande da população, pois a divulgação foi apenas pelas unidades. Quem não conseguiu fazer o teste rápido poderá ir até sua unidade do PSF nesta quinta-feira para coletar o sangue e terá acesso ao resultado até a próxima semana”, destacou Moisés.