O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, reuniu-se hoje (17) com diretores da Delta – Construção para avaliar os serviços prestados pela empresa desde o último dia 5 de fevereiro (sábado). O secretário quis saber dos responsáveis os motivos que ainda estão gerando reclamações de moradores e quer uma solução para os problemas com a coleta de lixo.

A Delta Construção explicou que tem mantido 11 caminhões na coleta de rotina, e mais dois veículos extras para, a partir das indicações dos moradores, fazer o rescaldo nas ruas dos bairros em que falhou a coleta.

Sobre a continuidade das falhas, a Delta explicou que os problemas foram sanados, desdeos caminhões e equipamentos de segurança para os funcionários. Para suprir a necessidade de iniciar a coleta do lixo e mantê-la regularmente, a Delta contratou profissionais de outras cidades e que não estão adaptados aos seus trechos/setores.

Mesmo assim, a Delta não deixou de, neste período, tentar regularizar a coleta do lixo, com ações positivas. Manteve o número de caminhões na rotina (11); colocou dois veículos extras para o rescaldo em bairros onde houve falhas; fez a coleta no último domingo com 10 veículos e colocou 1 telefone à disposição dos moradores.

Tanto a empresa como a Sedema estão recebendo menos reclamações, o que significa que as ações estão no caminho certo, faltando ainda ajustes para a normalização dos serviços. Hoje, por exemplo, até às 13:30 horas, a Delta recebeu 19 chamadas e o 156-SIP mais 18. Houve, novamente, o compromisso da empresa de resolver estas falhas, para não prejudicar a população.

O secretário Rogério Vidal voltou a insistir na normalização da coleta o mais rápido possível, chegando aos 100%. Sobre punições à empresa, o secretário disse que, neste momento, quer acabar com as reclamações. “Nosso compromisso é exigir da empresa que colete com qualidade o lixo da população. Precisamos, imediatamente, do serviço com regularidade. Penalidades contratuais serão discutidas posteriormente”, justificou.

A Delta reafirmou seu pedido à população para colaborar, informando as falhas no recolhimento, ligando para os telefones (19) 3413-7587 e 156 – SIP. Outro pedido é que as donas de casa coloquem o lixo de acordo com a rotina, 2.ª, 4.ª e 6.ª ou 3.ª, 5.ª e sábados. Não houve qualquer alteração na rotina semanal e nos horários.

Piracicaba, 17 de fevereiro de 2011