A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) acompanhou hoje a mobilização da coleta de lixo na cidade. O secretário Rogério Vidal e Silva disse que, os problemas pontuais na coleta noturna de ontem (14) foram resolvidos agora pela manhã ou, no mais tardar, no começa da tarde. O mesmo aconteceu com o coleta diurna, com complemento no período noturno.

Nesta terça-feira, a Delta Construção manteve 11 caminhões na coleta de rotina, ou seja, nos trechos recolhidos às terças, quintas e sábados. Mais um veículo, a partir das indicações dos moradores, fez rescaldo nas ruas dos bairros Algodoal e Vila Rezende, onde a coleta falhou ontem à noite. Num balanço à tarde, Vidal apontou falhas também no Chapadão, Eldorado no Petrópolis. Ele já pediu à empresa que resolva, rapidamente, estas falhas.

As falhas apesar de poucas e pontuais, são provocadas principalmente pela pouca experiência de alguns motoristas e garis. Estes profissionais vieram de outras cidades e não se adaptaram ainda aos seus trechos. O secretário Rogério Vidal espera a normalização o mais rápido possível, chegando a 100% . Com a coleta se normalizando, a diretoria da Delta Construção será convocada para fazer um balanço e avaliar a deficiência do sistema ocorrido na semana passada e nos últimos dois dias.

A Sedema reafirma o pedido à população para colaborar neste momento de transição, informando falhas no recolhimento, ligando para os telefones (19) 3413-7587 e 156 – SIP. Outro pedido da Secretaria é que as pessoas coloquem o lixo de acordo com a rotina, dias pares e ímpares e próximo do horário em que os caminhões costumeiramente façam a coleta. Não houve qualquer alteração na rotina semanal.

Piracicaba, 15 de fevereiro de 2011