O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal e Silva, acompanhou hoje (8) a movimentação de motoristas e garis, na discussão de reivindicações com a empresa Delta – Construção. Às 18 horas, os trabalhos de coleta de lixo foram reiniciados com 9 veículos, atendendo as regiões do Jardim Elite, Nova América, Jardim Brasília, Piracicamirim, Monte Alegre, Santa Teresinha, Ártemis e Paulicéia entre outras.

Durante todo o dia, a Prefeitura procurou reunir a Delta, o Siemaco – Piracicaba e representantes da categoria para buscar um consenso entre as reivindicações dos trabalhadores e a proposta da empresa. Vidal explicou que, a intenção da Prefeitura é evitar, a todo custo, a descontinuidade do serviço e, neste momento de transição, algumas situações precisam se encaixar. Por isso, ele defendeu o diálogo entre as partes.

Entre as reivindicações da categoria estavam a questão da substituição das luvas e dos calçados. O sapato fornecido pela empresa tem pequeno salto e os garis pediram a troca, porque estão acostumados com solado reto. Outro motivo de reclamação eram as condições dos caminhões.

A empresa se comprometeu a substituir as luvas em 24 horas. Os calçados serão trocados até 6.a feira e todos os funcionários receberão mais um uniforme. A Delta explicou que não houve tempo hábil para a confecção de 2 jogos para cada funcionário.

Sobre os caminhões, a empresa está comprando veículos 2.010 em Goiânia (GO) e que deverão ser entregues em até 30 dias. A Delta assumiu o compromisso com a Sedema de manter 3 veículos como reserva técnica, além daqueles em operação.

A Sedema, como explicou Vidal, cedeu, por até 30 dias, as instalações do Setor – 2 para a concentração dos funcionários antes do início de cada turmo. A Delta já tem 4 imóveis em negociação e decidirá por um deles nos próximos dias.

A Sedema, o Siemaco e a Delta são unânimes em reconhecer as reivindicações dos garis e a disposição deles para a retomado do serviço e manutenção da limpeza da cidade. Eles assumiram, à tarde, o compromisso de também amanhã para compensar o atraso da coleta em alguns bairros.