Desde ontem (domingo), a prefeitura realiza uma força-tarefa para agilizar os trabalhos de corte e retirada de árvores na cidade. A Defesa Civil e Sedema, com apoio do Corpo de Bombeiros e outras Secretarias estão atuando principalmente em vias de grande fluxo que tiveram a passagem obstruída, e conta com o apoio da CPFL para desligamento da rede de energia, quando necessário. Hoje (22), oito equipes estão trabalhando na cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Rogério Vidal, fez agora a tarde um balanço da situação. Segundo ele, desde ontem a prioridade das equipes foi para a desobstrução das principais ruas e avenidas. Para essa terça-feira (23), a Sedema contará com cerca de 100 homens e 16 veículos para continuar com o trabalho de limpeza e desobstrução de ruas com menor trafego de veículos.
Sobre o prazo de limpeza, o secretário acredita que em até 20 dias poderá concluir o trabalho. Porém, de acordo com a entrada de mais homens e máquinas nos serviços, esse prazo poderá ser diminuído. A população pode colaborar com a prefeitura informando ao 156 pontos com problemas.
A Defesa Civil informou que não houve registros de nenhum caso de vítima fatal e de pessoas desabrigadas.
A Semob também trabalhou em esquema especial com cinco equipes, atuando na limpeza de bueiros para dar condições de tráfego. Os principais pontos atendidos foram: Ponte do Caixão – limpeza Base da Polícia Militar do São Dimas – retirada de cacos de telha. Rua Silva Jardim esquina com a rua Voluntários de Piracicaba – limpeza de boca de lobos. Após às 17h, duas equipes estarão percorrendo a região da Cidade Alta, verificando outros pontos para limpeza.
A Semuttran informou que o trânsito já flui normalmente na avenida Prof. Alberto Vollet Sachs e na avenida Saldanha Marinho com a avenida Independência. Na avenida Centenário com a Carlos Botelho, falta ainda um semáforo, e a energia já foi restaurada no local. Na avenida Independência com a rua João Sampaio e rua Dona Eugênia a equipe da Semuttran faz acompanhamento, porém a energia ainda não foi restabelecida.
Semae – A situação do abastecimento de água da cidade deve se normalizar a noite. A energia elétrica, na Captação I retornou às 14h. As estações de Tratamento já estão operando normalmente. Porém os níveis dos reservatórios da cidade estão muito baixos prejudicando o abastecimento de água em diversas regiões da cidade. A recuperação está prevista para a noite de hoje, podendo ter reflexos amanhã, terça-feira (23). As regiões ainda com o abastecimento prejudicado, são: – Bairro Alto, Vila Independência, Vila Monteiro, Morumbi, Petrópolis, Maracanã, Piracicamirim, Nova Pompéia, Jardim Ipanema, Sol Nascente e regiões próximas; – Jardim Elite, Nova América, Parque 1º de Maio, Água Branca, Jardim Caxambu, Terra Nova, Jardim Astúrias e proximidades. – Distrito Industrial Unileste, Monte Alegre, Santa Cecília, Jardim Brasília, Jd. Noiva da Colina, Jardim Nova Iguaçu, Dois Córregos, Vila Verde, Santa Isabel, Jardim Panorama, Santa Silvia, Nova Iguaçu, Alvorada, Sol Nascente, Alto da Pompéia e regiões próximas. – Glebas Natalinas, Parque Chapadão, Parque CECAP I, Parque CECAP II, Residencial Eldorado, Jardim Taquaral, Jardim Terra Rica, Residencial Eugênio Montebelo, Jardim São Francisco, Santa Rita e regiões próximas. – Jaraguá, Paulista, Chácara Nazareth, Jupiá, Marins, Terras do Piracicaba, Pau D’Alhinho, Altos do Pau D’Alhinho, Glebas Califórnia e bairros próximos; – Paulicéia, Monte Líbano, Parque dos Eucaliptos, Jardim das Flores, Jardim Tóquio, Vila Cristina, Jardim Glória, Jardim Morada do Sol, Jardim Ibirapuera, Jardim Esplanada, Jardim Paulista, Pacaembu, Kobayat Líbano, Santo Antonio, Novo Horizonte, São Jorge, Nova Suíça, Água Branca, Jardim Califórnia, Jardim Caxambu, Jardim Pacaembu, Bairro Verde, Residencial Ary Coelho, Jardim Oriente, Quinta de Santa Helena, Campestre, Jardim Belvedere, Bonnie Vie, Costa Rica, Jardim Paraíso, Sete Barrocas, Monjolinho e bairros próximos.