COMUNICADO 027 – 20 de março de 2020 – 15H55
Recomendações para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
As Instituições De Longa Permanência Para Idosos – ILPIs devem reforçar condutas de higiene nas dependências e enfatizar os protocolos de higiene de mãos e proteção dos moradores, funcionários e outros.
VISITAS
Limitar o número de visitantes ao local, de preferência uma pessoa por vez para cada idoso, bem como o tempo de permanência máxima de aproximadamente 15 minutos em local aberto.
Manter 2 metros de distância entre as pessoas em geral, evitando contatos físicos (abraços, beijos, etc)
Higienizar as mãos antes de adentrar no local utilizando água e sabão ou álcool gel 70%.
Não permitir visita ao idoso aquele que apresente alguns sintomas de gripe, resfriado, etc.
AMBIENTE
Em todos os sanitários e lavatórios deve haver disponibilidade de sabão para higienizar as mãos, toalhas de papel e lixo com tampa acionado por pedal.
Dispensadores com solução de álcool gel 70% deverão estar disponíveis na entrada das ILPIs, nas salas de espera, recepção e dormitórios para higienização das mãos de todos que circularem pelos ambientes
É fundamental garantir a limpeza adequada e frequente das superfícies e espaços. No processo de limpeza e desinfecção deve ser realizado com álcool 70% para materiais de uso compartilhado ou hipoclorito de sódio a 1%. Reforçando higienizações de maçanetas, controles de TV, barras de proteção, equipamentos de uso comunitário, corrimãos, entre outros).
CUIDADOS PESSOAIS (FUNCIONÁRIOS, CUIDADORES E PACIENTES)
Os cuidadores devem realizar a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel a 70% antes e após o contato com os residentes, após contato com superfícies, equipamentos (contaminados) e após a remoção do equipamento de proteção individual (EPI).
O uso de luvas não isenta de higienização adequada das mãos após a remoção. As luvas devem ser trocadas a cada manuseio.
O uso de máscaras cirúrgicas está indicado para pacientes sintomáticos e para todos os funcionários independente de sintomas dos pacientes.
NO CASO DE O MORADOR APRESENTAR SINTOMAS DE GRIPE OU RESFRIADO, O MESMO DEVERÁ SER AVALIADO POR MÉDICO O MAIS BREVE POSSÍVEL
Prefeitura do Município de Piracicaba
Secretaria Municipal de Saúde
Cevisa – Centro de Vigilância em Saúde
Visa – Vigilância Sanitária
