COMUNICADO 025 – 20 de março de 2020 – 12h30
Prefeitura oferece aos cidadãos serviços online ou via 156 Como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19) no município, e seguindo a recomendação das autoridades de saúde de evitar ao máximo o contato social nas próximas semanas, a Prefeitura de Piracicaba informa que vários de seus serviços – que rotineiramente são oferecidos ao cidadão – estão disponíveis via internet (no site http://www.piracicaba.sp.gov.br/) ou pelo telefone 156 (Serviço de Informação à População/SIP). O site do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) também oferece serviços online. A Prefeitura comunica que uma boa parte de seus serviços podem ser solicitados por meio desses canais de atendimento à população, evitando assim riscos de contágio pelo coronavírus. De maneira não-presencial – pela internet ou telefone – o cidadão pode solicitar uma série de documentos que incluem certidões, serviços ambientais, guias da IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), alvarás de funcionamento, Habite-se, taxas diversas e outros documentos sem ter que se deslocar à Prefeitura, outras secretarias e departamentos mantidos pela Administração. A Prefeitura ressalta que, além do benefício da agilidade, os pedidos feitos por meio do portal da Prefeitura de Piracicaba, pelo SIP 156 ou no site do Semae vão ajudar a cidade no combate ao coronavírus, facilitar a vida do piracicabano e mantê-lo mais seguro. Alguns dos serviços online disponíveis no site da Prefeitura de Piracicaba são:
* SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) * Informações sobre abertura, alterações e fechamento de empresa (Micro Empreendedor Individual, pessoa física e jurídica) * Nota Fiscal de Serviço Eletrônico (NFS-e) * Procedimentos para a regularização fundiária * Alvará de funcionamento e encerramento de atividades * Dívida ativa (certidões e simulação de parcelamento) * Certidão de valor venal do imóvel * Emissão de guias para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Imposto Rural, Habite-se, ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e taxas diversas * Resultados de exames de saúde * Informações sobre Procon (contato pelo telefone 151, das 8h30 às 16h30) * Consulta, parcelamento, defesa, recursos e reembolsos de multas * Consultas de cadastros de pessoa física e pessoa jurídica Pelo telefone SIP 156 o cidadão pode acionar, entre outros, os serviços de:
* Cata Cacareco * Corte de mato em áreas de responsabilidade da Prefeitura * Fiscalização * Tapa Buracos * Denúncias * Poda de árvores * Coleta de lixo domiciliar * Solicitação de mudas e outros * Outros No site do Serviço Municipal de Água e Esgoto/Semae (http://www.semaepiracicaba.sp.gov.br/#) é possível: * Requerer a revisão do consumo * Solicitar segunda via de fatura * Consultar protocolos de atendimento * Acessar atendimento via chat * Obter informações sobre limpeza de caixas d'água, vazamentos e outras
