Na imagem, Claudia Novolette, presidente do Comsea em pé, atrás da mesa e candidatos à frente.
Claudia Novolette, presidindo a eleição do Comsea

Uma nova composição de membros representantes da sociedade civil para a gestão de 2023 a 2025 está eleita no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). A ata da eleição foi publicada no Diário Oficial do município, segunda-feira, dia 28/08. A votação realizada na Casa dos Conselhos se deu por voto direto e secreto, por cédula oficial e por segmentos entre as pessoas representantes das entidades presentes e deferidas no processo de inscrição.

Foram eleitos enquanto conselheiros titulares e suplentes, respectivamente: Daniele Maffei e Paula Telles Poeta, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Edson Rezende e Alessandra Cozzo, da ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa; Angela Kanesaki Correia e Érika Gutierrez, da Fatec Piracicaba; Viviane de Souza e Kelly Fogaça, da Universidade Anhembi Morumbi; José Carlos Elias Junior e Ubirajara Sabino, da Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política (Casa Hip Hop); Marta Maria Rezende e José Luis Teodoro, da Associação de Moradores dos bairros Santa Rosa Ipês e Palmeiras; Tatiane Scaglione Stella e Michele Machado, do Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac); João Fernando Benedetti e Fernanda Correa de Moraes, da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA Piracicaba); Carolina Miori e Fernanda Giannini Veirano, do Movimento Tô Aqui; Matheus Mello e Aline Fidelis, da Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca); Flávia Bertim Gandara e Grasiela Estevam, do Programa Redemoinho de Agroecologização Territorial; Ivo Ferraz Racca e Karine Faleiros, do Tritura Pira; Mariana Cortijo Costa e Kátia Idalgo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Rosana Bunhol e Flávia Manesco do Serviço Social da Indústria (SESI); Maurício Vieira Junior e José Antonio Fernandes Paiva, do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN); Ronaldo de Abreu Almeida e Samira Moraes Cordeiro, do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP).

Os conselheiros eleitos atendem aos critérios de inscrição, de pessoas com mais de 18 anos de idade, residentes e domiciliadas em Piracicaba, em pleno gozo dos direitos políticos, representantes de entidades sindicais, associações de classe profissionais e empresariais, movimentos populares organizados, associações comunitárias ou de organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, de instituições religiosas de diferentes expressões de fé e entidades sociais.

O Comsea é um órgão consultivo, que promove ações conjuntas para elaboração de políticas públicas que visem à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas. Ele é composto por 24 membros, sendo oito representantes do Poder Público e 16 da Sociedade Civil.

MANDATO – O mandato dos conselheiros representantes da Sociedade Civil no Comsea será de dois anos. O exercício da função de conselheiro é considerado serviço público relevante e não remunerado. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente na Casa dos Conselhos, com a duração de aproximadamente duas horas. O horário e dia da semana serão definidos na primeira reunião, após a posse.

Palavras-chave: Comsea; Segurança Alimentar; Nutricional; conselho.