Após reunião no gabinete do prefeito Barjas Negri, ontem à tarde (30/01), uma delegação da região da Úmbria, Itália, acompanhada pelo senador ítalo-brasileiro Fausto Longo, visitou o Hospital Regional (HR) de Piracicaba a fim de conhecer as instalações e avaliar potencial acordo de cooperação entre os dois países – em especial, a Unicamp (gestora da unidade) e a Prefeitura de Piracicaba –, para o desenvolvimento de projetos relacionados à saúde, envolvendo ciência e tecnologia.

Durante a conversa no Centro Cívico – onde estavam presentes o prefeito Barjas negri, o secretário de Saúde e Esportes, dr. Pedro Mello, e o vice-prefeito e secretário de Governo, José Antonio de Godoy –, o diretor da Área da Saúde do país visitante, Walter Orlandi, falou sobre o elevado grau de desenvolvimento da Região da Umbria em saúde, especialmente no atendimento preventivo aos idosos.

Segundo ele, essa expertise poderá ser compartilhada, seja no plano da transferência tecnológica como no da prevenção, a partir do acordo de cooperação firmado pelo grupo na segunda feira, 29, com o Palácio dos Bandeirantes, em que prevê ações conjuntas nas áreas social, científica, cultural e de educação. “Por isso, a importância da visita, e do conhecimento da realidade local, para se dimensionar a demanda real”, enfatizou.

O responsável pela área internacional da Confindústria da Úmbria para o setor biomédico, Maurizio Petrozzi, disse que as parcerias de cooperação e comércio que estão propondo ao Brasil já é realidade entre a Úmbria e 70 países do mundo. Segundo ele, no entanto, o diálogo com o Brasil está se demonstrando mais complicado, por falta de clareza sobre o interlocutor certo e em relação ao caminho a ser percorrido até uma parceira efetiva. Barjas Negri explicou que, no plano hospitalar, o melhor caminho seria mesmo via governo do Estado.

No HR, a comitiva foi ciceroneada pelo coordenador do Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/Unicamp, (NACSES), Lair Zambon, pela diretora executiva do HR, Gisela Onuchic e pela coordenadora da Atenção Básica, dra. Anay Ferrer. Ao final, ficou acertado que o projeto e o plano de implantação do HR para os próximos 5 anos sejam enviados ao grupo para que o estudo de eventuais projetos avance e seja dimensionado algo que possa ser iniciado em um futuro breve, como a troca de tecnologia e o intercâmbio acadêmico.

Fausto Longo disse que o compromisso firmado com o governo estadual amplia o relacionamento entre Itália e Brasil e que o desdobramento dessas tratativas faz parte do seu empenho como parlamentar. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo, tanto na capital, como no interior. Temos trabalhado durante esses anos para isso e com a colaboração de todos conseguiremos dar este primeiro passo com a visita e assinatura do acordo, tendo a oportunidade de no futuro fazermos mais nesta e em outras áreas”, explicou.

Ainda ontem, antes de chegar a Piracicaba, o grupo havia visitado Campinas, e se encontraram com o prefeito João Donizette, e a Unicamp, onde estiveram com o reitor Marcelo Knobel. A cooperação prevê parceria junto à universidade para projetos no campo sócio-sanitário, com particular atenção à predisposição e instalação, no município de Campinas, de um polo sanitário avançado de oncologia e oncoematologia, em colaboração, entre outras instituições, com o sistema sanitário do Estado da Úmbria, em particular o Hospital de Perugia. Essa parceria poderá se estender à Piracicaba e ao HR.

O deputado italiano Fabio Porta, que acompanhava a comitiva, cuja família é brasileira, disse que essa viagem era o início de uma longa caminhada pela América do Sul, principalmente nas regiões com maior presença de famílias de origem italiana, como Piracicaba, seguindo esse mesmo objetivo: “apresentar o que a Itália tem de melhor e firmar parcerias para troca de tecnologia e conhecimento em gestão pública”.

Participaram da visita a Piracicaba o responsável pelo Serviço de Relações Internacionais e Cooperação da Região da Úmbria e pelo Úmbria Jazz, Giampiero Rasimelli, o diretor da Área da Saúde da Região da Úmbria, Walter Orlandi, e o responsável pela área internacional da Confindústria Úmbria para o setor biomédico, Maurizio Petrozzi. Além do senador Longo, Fabio Porta, também eleito na Itália pelos cidadãos residentes na América do Sul, acompanha a comitiva.