Reforçando ainda mais a imagem de Piracicaba como referência no uso de PUC (Pavimento Urbano de Concreto) em vias públicas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), recebeu na semana passada a visita de comitiva do Exército Brasileiro, que acompanhou as obras de pavimentação na cidade.
Participaram da visita a titular da Semuttran, Jane Franco, e o engenheiro Evandro Sotto; a capitão do Departamento de Projetos do Exército, Geyssyane Félix Macedo, e o tenente do Departamento de Projetos do Exército, Diego Albuquerque; os representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Fernando Crosara, Waldir Belisario e Ricardo Mosquetti; os representantes da empresa Concrefiber, Sandro Ferreira e Marcio Barbosa; e o representante da empresa R9PRO Engenharia, Carlos Bassamino.
A comitiva passou pela avenida 1° de Agosto, antigo anel viário Comendador Leopoldo Dedini, avenida Professor Benedito de Andrade e a rodovia SPA 155/308 (Ceagesp). De acordo com a Semuttran, o objetivo foi justamente apresentar a aplicação do PUC como alternativa de pavimento com alta durabilidade e baixa manutenção.
“O uso do PUC em Piracicaba tem se tornado referência em todo o Brasil, chamando atenção de outros municípios e órgãos públicos, como foi o caso do Exército Brasileiro. Isso porque o material que está sendo aplicado dentro da cidade tem inúmeras vantagens, como segurança, resistência e durabilidade da vida útil do pavimento, além do inovador sistema whitetopping utilizado nos anéis viários e a reciclagem, que diminui o tempo de execução de 28 para até sete dias, em média, de obras”, destacou Jane.
O sistema whitetopping consiste na restauração do pavimento existente com a colocação de concreto sobre este, além da obra prever a correção dos pontos críticos de drenagem e a recuperação do acostamento que está com desnível, promovendo a melhoria na segurança viária, para evitar sinistros de trânsito.
O Exército Brasileiro conta com equipes especializadas na execução de obras de infraestrutura, como pavimentação e recapeamento de vias, principalmente em áreas remotas e locais de difícil acesso – e são os próprios militares quem realizam os serviços.
“Foi uma grande oportunidade poder conhecer o trabalho realizado em Piracicaba, de implantação do PUC. Trata-se de um trabalho de altíssima qualidade, que certamente continuará a conquistar espaço no setor da construção”, destacou a capitão Geyssyane.
RIBEIRÃO PRETO – Além do Exército, gestores do transporte coletivo de Ribeirão Preto também estiveram em Piracicaba na última semana, para conhecer a operação do Pira Mobilidade. Na oportunidade, foi apresentado à equipe as exigências do atual contrato do serviço com a Empresa Rápido Sumaré Ltda.
Tiverem a oportunidade de conhecer ainda o sistema de fiscalização quanto ao cumprimento das viagens, assim como visitaram os terminais urbanos de integração. Aproveitando a visita, os técnicos também conheceram o Centro de Inteligência Integrado de Piracicaba (CIIP), inaugurado no dia 26/11.
O intuído da visita, segundo Jane, foi a troca de informações entre as cidades, buscando subsídios técnicos para aprimorar ainda mais este importante serviço público que é o transporte coletivo. A equipe ribeirão-pretana avaliou o sistema piracicabano de transporte coletivo como um exemplo de qualidade neste tipo de prestação de serviço.