Reunião realizada hoje, 22 de agosto para planejar as ações que visam evitar as enchentes do final de ano de 2011 e início de 2012 teve a participação da ANA, DAEE, Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Sabesp e Comitês PCJ.
Para Edson Giriboni, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, as pessoas que participaram da reunião são aquelas que vivenciam e conhecem a bacia, por isso, contribuir efetivamente para melhorar a situação.
O Diretor Presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, informou que o objetivo da reunião era o de iniciar os debates sobre as ações necessárias para minimizar as causas das enchentes ocorridas nos anos anteriores.
Os chamados eventos extremos têm acometido várias regiões do país de forma aguda, deixando milhares de famílias desabrigadas, as causas são inúmeras, mas podem ser mitigadas, para tanto, é necessário a boa gestão dos recursos hídricos. Planejar com antecedência pode evitar surpresas desagradáveis como centenas de mortes e a perda de bens pelos moradores das regiões atingidas.
Foram discutidas atividades concretas previstas no Plano de Trabalho – elaborado pelos órgãos gestores – para evitar os tais eventos extremos que são: identificação de pontos de restrição nas calhas dos rios a jusante dos aproveitamentos; gestão de reservatórios para controle de cheias em 2010/2011; simulações para determinação dos volumes de espera; propostas de regras operativas; discussão estabelecimento das regras operativas por ANA, DAEE, Sabesp e Comitês de Bacias; atualização dos planos de contingência e emergência.
Os Comitês PCJ, já vem se mobilizando para intensificar os mecanismos de monitoramento, como a ampliação da rede de monitoramento das vazões dos rios, e recentemente, intensificou o seu trabalho para obter também as informações sobre clima e chuva. Nesse contexto, surgiu o conceito da Sala de Situação PCJ. A Sala de Situação PCJ é um ambiente criado para que pessoas dediquem-se em tempo integral nas funções de manter as redes telemétricas de pluviometria, fluviometria e de qualidade das águas em perfeito e constante funcionamento. Da mesma forma, permitirá que com auxílio de ferramentas computacionais, pessoas devidamente qualificadas tomem decisões sobre a operação dos reservatórios das bacias PCJ (liberação e/ou restrição de vazões) e sobre ações de alerta e emergência, em situações de cheias, estiagens ou acidentes, acionando-se órgãos públicos, operadores de sistemas de saneamento e a Defesa Civil, quando necessário. Também terá a função de fornecer informações para elaboração de estudos mais detalhados e/ou específicos como Relatórios de Situação das Bacias PCJ e Planos de Bacias, dentre outras.
Em 14 de outubro de 2011 foram inauguradas duas salas de situação: do Alto Tietê (RMSP) e do PCJ. A Sala de Situação dos Comitês PCJ, está instalada na Sede do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica de Piracicaba e a do Alto Tietê na sede do DAEE em São Paulo.
O encontro deste dia 22 de agosto contou com a presença do Prefeito de Piracicaba e Presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, que comentou: “ a reunião foi importante porque reuniu os órgãos gestores para planejar e prevenir as enchentes no final de 2011 e início de 2012. O encontro serviu para também para verificar formas de acelerar a passagem das informações para as áreas técnicas dos Comitês PCJ assim como para os prefeitos das Bacias PCJ”, conclui Barjas Negri.