Luciano Almeida recebeu representantes do Comitês e Consórcio PCJ e especialista que ministrarão palestra no seminário de amanhã
Luciano Almeida recebeu representantes do Comitês e Consórcio PCJ e especialista que ministrarão palestra no seminário de amanhã

Instalados há 30 anos, os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) celebram as três décadas de funcionamento com programação especial dentro do Seminário Internacional intitulado Comitês PCJ 30 anos – Avanços e Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos, amanhã, sexta-feira, 17/11, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, das 9h às 17h. O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, é presidente dos Comitês e vai recepcionar os convidados, especialistas brasileiros e franceses, além de autoridades da região, que trabalharão de forma técnica as temáticas pertinentes.

Para Luciano Almeida, que recebeu em seu gabinete na manhã de hoje, 16/11, representes da organização do Seminário desta sexta-feira, 17/11, o futuro do planeta passa pelas pautas relacionadas às questões climáticas, em especial o estresse hídrico. “A atuação dos Comitês PCJ nestes 30 anos tem sido fundamental para identificar novos sistemas de preservação que possam garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico das nossas cidades. Particularmente, sinto-me privilegiado em presidir os Comitês Federal e Paulista do PCJ na celebração dos seus 30 anos. Temos um longo caminho a percorrer, com certeza. São muitas as frentes de trabalho que envolvem a gestão dos recursos hídricos em direção ao desenvolvimento sustentável, uma união de esforços em prol da água, esse recurso natural que precisa do nosso cuidado e preservação. Parabéns pelos 30 anos! Continuaremos unidos neste objetivo comum”, destacou.

COMITÊS PCJ – Responsáveis por planejar e investir em ações de gerenciamento dos recursos hídricos em 76 municípios, sendo 71 localizados no estado de São Paulo e cinco no estado de Minas Gerais, estes comitês de bacias hidrográficas somam grandes conquistas nestas três décadas. Entre os pontos relevantes que marcam a história dos Comitês PCJ está a forte participação da comunidade por meio de suas 12 câmaras técnicas, hoje formadas por mais de 900 pessoas atuantes em diversas áreas, além de contar com a Agência das Bacias PCJ, entidade que atua como seu ‘braço executivo’.

HISTÓRIA – Em 18 de novembro deste ano, o colegiado paulista celebra 30 anos de dedicação à gestão dos recursos hídricos, que fizeram com que o órgão seja considerado referência nacional e internacional no setor. Além do CBH-PCJ – o primeiro comitê de bacias do Estado de São Paulo e um dos primeiros do país, os Comitês PCJ são formados por outros dois colegiados: o Comitê PCJ Federal, que completou 20 anos de instalação e o CBH-PJ1 (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari), colegiado mineiro das Bacias PCJ, que completou 15, também este ano.