Os Comitês PCJ, presididos pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e a Agência das Bacias PCJ promovem primeira reunião pública para debater a revisão do Plano Diretor de Recomposição Florestal na região das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacias PCJ, sobre a conservação da água. O evento será em 1º de agosto, terça-feira, das 9h às 13h30, no auditório do IZ (Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo), em Nova Odessa (SP). O encontro será coordenado pela empresa IRRIGART Engenharia e Consultoria em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, responsável pela atualização do plano florestal com a participação da sociedade.
Neste primeiro evento, serão definidas a divisão e classificação das áreas de contribuição, o mapeamento das áreas com demanda florestal e das áreas especiais e a hierarquização das áreas de contribuição.
O primeiro Plano Diretor Florestal das Bacias PCJ é de 2005, encontra se vigente e visa a produção de água, considerando somente a microbacia hidrográfica como unidade básica de planejamento conservacionista.
Segundo a coordenadora de Gestão da Agência PCJ, Kátia Rossi Gotardi Piccin, que acompanha os trabalhos em questão, o principal diferencial é que, com a revisão do plano, será possível a verificação de áreas prioritárias para a conservação de água e, por meio do reflorestamento, promover a regulação hídrica. “Vamos ter uma maior definição das áreas que necessitam de reflorestamento por meio de escalas diferenciadas”, ressaltou.
Serão trabalhados três níveis de escala: o macro, que abrange as três bacias hidrográficas; o meso, que trata a questão de forma regional e envolve as sub-bacias; e a escala micro, que é localizada e envolve os municípios e propriedades onde serão desenvolvidas as ações.
Kátia também explicou que, a partir do momento em que o Plano Diretor Florestal for atualizado com as diferentes escalas, a Agência PCJ poderá desenvolver, conforme consta na Política de Recuperação, Conservação e Proteção dos Mananciais no âmbito dos Comitês PCJ, os Planos Integrais de Propriedade (PIPs) das áreas definidas como prioritárias e, a partir da conclusão dos PIPs, executar as ações necessárias, tais como o reflorestamento, ações de conservação de solo, entre outras, visando promover a adequação ambiental.
Os interessados em participar dessa reunião devem se inscrever até o dia 20 de julho, acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBirVu9sl5_ZXjrq5pGAeWTS93E7nCa-wJX7GzsPKXWA_1hQ/viewform.
A programação e os documentos técnicos para a leitura prévia serão disponibilizados nos sites www.comitespcj.org.br e www.agenciapcj.org.br a partir do dia 21 de julho.
SERVIÇO – 1ª Reunião Pública para revisão do Plano Diretor de Recomposição Florestal, visando a conservação de água no âmbito das Bacias PCJ.
Data: 1º de agosto de 2017
Horário: 9h às 13h30
Local: IZ (Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo) – Auditório “José Vicente Silveira Pedreira”
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
Informações: Coordenação de Gestão da Agência das Bacias PCJ, pelo telefone (19) 3437-2100 ou pelo e-mail: manancial@agenciapcj.org.br