C

Membros do Comitê Pop Rua conversam com usuários e funcionários da Casa de Passagem

Membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação Pop Rua (Comitê Pop Rua) estiveram ontem, 30/03, no Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas em situação de rua. A casa atende pessoas em situação de rua, migrantes e trecheiros.

Durante as visita, os representantes do Comitê conversaram com os usuários e funcionários do serviço que, desde o início deste ano, foi reordenado com a proposta de resgatar a identidade dessa população, além de contribuir para que os assistidos saiam da situação em que se encontram nas ruas, oferecendo serviço de acolhimento passageiro e imediato, 24 horas de atendimento, atividades, refeições e acompanhamento psicossocial.

Usuários durante o almoço, na Casa de Passagem

Assim que a equipe chegou no local, o almoço foi servido em rechaud – alternativa encontrada após solicitação dos usuários que anteriormente, faziam suas refeições com marmitex. Além do cardápio bem elaborado, suco e sobremesa são entregues no almoço e jantar. “Não tenho motivo algum para reclamar dos serviços que nos oferecem aqui. Estou há uma semana na casa e tenho me alimentado muito bem, além de todo o atendimento que utilizo, com a ajuda no envio de currículos e acompanhamento do psicólogo e assistente social”, disse Márcio Montês, 27 anos.

“As atividades e oficinas complementares às ações de atendimento serão retomadas com a contratação de um novo profissional de pedagogia e pelo que me informei, este trabalho será reiniciado amanhã, dia 1º abril. A Prefeitura e o Cesac têm feito um trabalho louvável, buscando atender da melhor forma, todos os usuários do serviço”, ressaltou o presidente do Comitê Pop Rua, Vanderlei Jangrossi.

Gustavo Nazato Valentinucci, coordenador da Casa explica que novos profissionais foram contratados para atender as demandas do serviço. “Contratamos educadores, administrativo, psicólogo e pedagogo para complementar o quadro de funcionários que estava desfalcado devido a alguns desligamentos, mas apesar de encontrarmos dificuldades, estamos trabalhando para resolver todas as situações que aparecem”, comentou.

“Assim como outras situações desafiadoras, temos encontrado problemas com percevejos na casa, porém, já agendamos a dedetização para o dia 06 de abril. Está previsto ainda, a substituição de colchões”, explicou Vânia Santin Beraldo, coordenadora-geral do serviço, pelo Cesac.

O Núcleo de Acolhimento, casa de passagem para pessoas adultas em situação de rua é da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), executado em parceria com o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José), entidade que venceu o chamamento público lançado no final de 2021.

Articulação

O serviço tem feito articulações junto à Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, visando complementar o atendimento à população em situação de rua. “Percebemos que a maioria desse público é de adictos ao consumo abusivo de álcool e outras drogas. Estamos tentando construir com eles, uma consciência coletiva e individual por meio de um trabalho interdisciplinar, para que aprendam a se organizar de forma ampla, por meio da autonomia”, enfatizou o psicólogo Thales Ramos.