Mais de 30 pessoas participaram na última quinta-feira, 06/04, da reunião do comitê gestor do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), realizada com a participação de membros do poder público e agentes da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI). No encontro, coordenado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Administração (Semad), que envolveu outras 11 secretarias municipais, foram apresentados os resultados do diagnóstico que levantou os atuais desafios e principais diretrizes para a ampla digitalização de processos e serviços municipais rumo à implantação do governo digital.

Mais de 30 pessoas participaram da reunião

Entre os temas abordados na reunião, destacam-se a cibersegurança para navegação dos usuários, a necessidade de integração de sistemas para a criação de uma base de dados unificada entre as secretarias, a necessidade de ampliar a cultura digital da comunidade e dos servidores públicos, e a recente adoção de sistemas inovadores na educação, na saúde, no projeto Prefeitura sem Papel e no Cartão Pira Cidadão.

Jessica Montanari, Eugenio Stipp e Pedro Chamochumbi

Importante destacar que o comitê gestor do PDTI é o responsável por estruturar o plano de forma abrangente e capaz de suportar a transição digital da Prefeitura, com um olhar dinâmico para as atuais tecnologias, soluções e tendências das verticais GovTech e cidades inteligentes. O objetivo é garantir que a implementação do plano seja conduzida de maneira eficiente e inovadora, de modo a atender às necessidades da gestão pública e da população.

O secretário de Administração, Eugenio Sttip, ressaltou a relevância do plano para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e promover a modernização da gestão pública municipal. O coordenador do comitê gestor, Pedro Chamochumbi, destacou que o avanço do modelo de gestão pública municipal vai refletir em mais agilidade, segurança, transparência e eficiência na condução de processos administrativos e nos serviços oferecidos aos cidadãos e servidores públicos.

O encontro reuniu servidores municipais e integrantes da ATEPI

PLANO DIRETOR – O Plano Diretor de Tecnologia da Informação de Piracicaba atende às diretivas da Lei de Governo Digital (Lei nº 14.129/2021) no Brasil, que estabelece diretrizes para a prestação de serviços públicos de forma digital, segura e eficiente. Além disso, a gestão municipal pode ainda se beneficiar do novo marco legal das startups para contratar soluções inovadoras de forma ágil, incorporando tecnologias e sistemas que atendam aos objetivos do PDTI.