O Comitê Gestor Municipal de Atenção às Urgências promoveu na semana passada (28) reunião com seus integrantes a fim de discutir ações que visam melhorar o atendimento das urgências e emergências em Piracicaba. As reuniões acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, às 15h, no terceiro andar do Centro Cívico.

Durante a reunião foram expostas questões como a unificação entre Bombeiros e Samu, estatísticas de atendimento do Samu, minimização de falhas através de melhoria na comunicação entre os órgãos envolvidos e desenvolvimento de fluxograma dos diversos tipos de chamado. Na próxima reunião, que será realizada em 25 de setembro, o tema a ser discutido será o número de leitos nos hospitais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Comitê é regulamentado por lei do Ministério da Saúde e foi instituído por meio de decreto municipal. O Comitê é composto por 16 integrantes que representam vários órgãos públicos e entidades da cidade como hospitais, secretarias municipais de Saúde, Trânsito e Transportes, Transportes Internos e Governo, Bombeiros, DIR XV, polícias Militar, Civil, Rodoviária, Guarda Municipal, Defesa Civil, Projeto Piracicaba 2010, Conselho Municipal de Saúde e representantes do Samu e UPAM´S (Unidades de Pronto Atendimento do Município).

O Comitê tem como objetivo traçar diretrizes e metas a serem cumpridas e fortalecer a comunicação entre todas as entidades envolvidas, aumentando o entrosamento entre elas buscando a solução dos problemas que envolvem o atendimento às urgências. As decisões tomadas durante as reuniões são colocadas em práticas pelos respectivos órgãos envolvidos na questão.