Portal do Município de Piracicaba

Comitê de Enchentes reúne-se no Largo dos Pescadores

Por Comunicação Social / Publicado em 10/02/2012
Tempo de leitura: 4 minutos.

Na reunião desta sexta-feira (10) dos integrantes do Comitê de Enchentes, no Largo dos Pescadores, a Guarda Municipal pôde medir a capacidade de mobilização da Defesa Civil, composta por 12 secretarias municipais, mais o Corpo de Bombeiros e a CPFL. O comandante da Guarda Municipal, Silas Romualdo e o secretário de Governo, José Antônio de Godoy, ao final das ações foram categóricos em afirmar que “tudo correu muito bem”.

O Objetivo da reunião foi de avaliar todo passo a passo que o grupo precisa colocar em prática momentos antes do transbordamento dos rios Piracicaba e Corumbataí. Desde o final do ano passado, o comitê se reúne ordinariamente às sextas-feiras e extraordinariamente sempre que há o aumento das vazões dos rios Piracicaba e Corumbataí.

A mobilização consistiu em: por volta das 9h30 a Guarda Civil deu o alerta de mobilização para todas as secretarias. A partir daí, a responsabilidade de cada grupo era chegar rapidamente à rua do Porto com caminhões e homens. Exatamente, às 10 h, agentes interromperam o trânsito na altura da rua Rangel Pestana, onde já estavam as secretarias de Obras, Governo, Desenvolvimento Social, Semae e Emdhap, além da CPFL. O Corpo de Bombeiros foi comunicado “do transbordamento”, chegando ao local às 10h05, com 3 viaturas e homens.

Com as equipes mobilizadas, Carlos Razano, responsável pela Defesa Civil, pediu que veículo de som começasse a percorrer as regiões sujeitas a alagamento. Na sequência foram liberadas as partidas de 3 equipes, com caminhões e homens.

O secretário Godoy disse que a mobilizaçãofoi importante, porque pela primeira vez, de maneira prática, foi medida a capacidade de descolocamento de cada equipe até a Rua do Porto. “Hoje – explicou Godoy – não sabíamos se o tempo de chegada e partida para as regiões era muito ou pouco, porque não tínhamos o parâmetro. Na próxima reunião vamos avaliar estes dados. O importante é que, num primeiro teste, tudo correu muito bem. Todos se empenharam para que a mobilização fosse a mais real possível”.

ROTEIRO

COMITÊ DE ENCHETES

Atividade dia 10/02/2012 – 10h – sexta-feira

ENCONTRO

Av. Beira Rio c/ Rua Rangel Pestana

A AÇÃO

1- A partir do ponto de encontro, as equipes simularam situação de emergência com o rio Piracicaba transbordando, sendo necessário a “presença” de caminhões para “provável” retirada de pessoas e móveis.

2- Os agentes de trânsito, às 10 horas, fizeram o fechamento da rua do Porto, a partir da rua Rangel Pestana, num prazo inferior a 30 minutos (10 às 10:20 h)

3- Três equipes foram enviadas para o São Francisco/Bongue e Ondas/Ondinhas, com saída às 10:03 e chegada às 10:15 horas; Vila Rios e IAA (Santa Teresinha) saiu às 10:01 e chegou às 10:19; e Nova Piracicaba (final av. Cruzeiro do Sul), 10:03 – 10:14, lembrando que a via passa por recapeamento parcial.

4- Carro de som percorreu as ruas tocando músicas, para evitar pânico e críticas: Rua do Porto, Av. Cruzeiro do Sul, Estrada do Bongue, Bongue/São Francisco, Santa Teresinha e Vila Rios

5- Na Rua do Porto, a Defesa Civil fez a entrega de folheto (15×21) e selos para veículos de algum morador ou comerciante que ainda não o tenha recebido. Nenhum selo foi entregue.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.