Aconteceu na manhã desta terça-feira, 27/02, na Secretaria de Saúde, a primeira reunião das Comissões de Fiscalização e Acompanhamento da Execução dos Convênios de prestação de serviço de assistência à saúde, compostas por representantes da Secretaria de Saúde e dos hospitais conveniados: Santa Casa de Misericórdia e Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC).

A finalidade das reuniões, que acontecerão mensalmente, é monitorar as contratualizações anuais firmadas entre os hospitais e a prefeitura (Plano Operativo) para atender a população, com serviços de média e alta complexidades, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de evitar desequilíbrio entre o volume de atendimentos previstos e os prestados.

“A importância desse acompanhamento é fazer os ajustes necessários ao longo do ano, assim que surgirem eventuais problemas. Com isso, teremos condições de evitar descompasso no volume de atendimentos, potencializando os serviços contratualizados”, explicou Pedro Mello. Para o secretário, essa medida evitará o descontrole do orçamento previsto em cada contrato, o que é benéfico tanto para os conveniados como para o Poder Público.

Cada comissão é composta por cinco representantes, envolvendo setor financeiro, faturamento, assessoria e Serviço de Avaliação e Controle (SAC). O Decreto Municipal 17.389/18, de criação desse mecanismo de controle, foi assinado pelo prefeito Barjas Negri e pelo secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, no dia 14 de fevereiro.

Nesta terça-feira, 27, a reunião foi entre a comissão da Secretaria de Saúde e a da Santa Casa. Amanhã, 28/02, será entre a comissão da Secretaria de Saúde com a do HFC.