A secretaria Municipal da Ação cultural reúne hoje (22) a comissão organizadora na escolha dos vencedores do troféu “Fabiano Rodrigues Lozano” que homenageará, neste mês, oito modalidades artísticas. A reunião acontecerá a partir das 14h, na Sede da Secretaria da Ação Cultural, no Engenho Central.
A comissão é formada pela secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, indicada pelo prefeito Barjas Negri; a diretora do Jornal de Piracicaba, Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, indicada pela secretária da Ação Cultural; o assessor parlamentar, Sandro Alves Silveira, indicado pela Câmara de Vereadores; e pelos artistas Zilmar Ziller Marcos e Delfim Sérgio F. da Rocha, indicados pela Comunidade Artística de Piracicaba.
“Criamos a nova lei para priorizar o patrimônio artístico piracicabano. Nossa cidade é repleta de artistas”, explica a secretária da Ação Cultural Rosangêla Camolese ao falar sobre a Lei 5.736/06 criada para homenagear o maior número de artistas em vida, e, incluir a medalha Olênio Veiga, antes, instituída na Lei 5.194.
O troféu “Fabiano Rodrigues Lozano” será entregue há um artista ou empresa escolhido na modalidade promoção e destaque da cultura piracicabana. As medalhas de mérito cultural serão entregues para as modalidades Artes plásticas, Medalha “Umberto Silveira Consentino”; Música: Medalha “Prof. Olênio de Arruda Veiga”;Arquitetura: Medalha “Serafim Corso”;Literatura, Medalha “Profª Branca Motta de Toledo Sachs”;Artes Cênicas: Medalha “José Maria Carvalho Ferreira”;Artes Visuais e fotografia: Medalha “Cícero Corrêa dos Santos”;Dança: Medalha “Íris Ast”;Folclore e Tradições Populares, Medalha “João Chiarini”.
A premiação será no domingo (27), às 17h, com a participação especial da Orquestra Infantil da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle) no Parque do Engenho Central.