Comissão identifica documentos públicos raros, com mais de 120 anos

Prefeito Luciano, ao analisar conteúdo do Arquivo Público
A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Cpad), criada pela Administração com o objetivo de encontrar soluções que garantam a eficiência da gestão pública no manuseio e arquivo de documentos e processos, apresentou ontem, terça-feira, 28/09, ao prefeito Luciano Almeida, documentos raros, encontrados sem catalogação no acervo do Arquivo Público Municipal, localizado à rua Antônio Correa Barbosa, 721. Entre estes documentos, constam um livro do Banco da Indústria e Comércio de Piracicaba, datado de 1899, uma publicação de Autos de Alinhamento, com pedidos de liberação de obras, também de 1899, e um livro com Receitas e Despesas de Tesouraria da Câmara Municipal, publicado em 1905.
Ao analisar o material, o prefeito Luciano Almeida parabenizou a comissão pelo trabalho desenvolvido, lembrando que o mapeamento deste conteúdo está proporcionando a descoberta de várias relíquias. Ele se surpreendeu ao saber que muitos destes documentos possuem sequer um registro de entrada, impossibilitando, assim, saber o tempo exato em que estão arquivados no Acervo Público
De acordo com Valéria Dias da Silva, chefe do setor de Arquivos e presidente do Cpad, uma equipe, formada por servidores, funcionários terceirizados e estagiários do programa Bolsa Trabalho, atua diariamente no Arquivo Público desde o mês de agosto, buscando o resgate de documentos que retratam a história da cidade. Segundo ela, o material encontrado foi apenas uma amostra das preciosidades que ainda podem ser descobertas, uma vez que existem muitos documentos arquivados sem identificação. “Acredito que este trabalho ainda vai demorar um ano, até que consigamos colocar tudo em ordem”, frisou Valéria.
FUTURO – O trabalho no Arquivo Público tem como objetivo principal buscar soluções que garantam a eficiência da gestão no manuseio de documentos e processos públicos com a implantação de uma Tabela de Temporalidade. Essa tabela será o instrumento com o qual se regulará o prazo de permanência de um documento arquivado e sua correta destinação. Existe hoje no prédio do Arquivo Público Municipal, aproximadamente, 1 milhão de processos arquivados. Promover o descarte deste conteúdo, dentro dos parâmetros legais, é uma das bandeiras da atual Administração. Esta redução, promoverá maior agilidade na rotina dos servidores e no atendimento aos contribuintes.
Para Dorival José Maistro, secretário da Administração, com este trabalho, a atual gestão dá um passo importante, que vai colocar Piracicaba como referência no manuseio de documentos e processos públicos. “A segunda etapa será marcada pelo escaneamento e digitalização deste conteúdo, para que assim eliminemos gradativamente a utilização de papel, prestando informações mais rápidas, online, para todos os contribuintes”, destacou o secretário.

Alguns documentos foram escritos com caneta tinteiro
