Representantes da secretarias municipais de Obras (Semob), Meio Ambiente (Sedema), Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Procuradoria Geral e CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) se reuniram hoje (24) no gabinete para estudar o projeto e cronograma da urbanização de quatro favelas da cidade. A ação partiu da Semob e a Emdhap ficará responsável pelo comunicado aos moradores sobre o ritmo das obras. A medida atende o TAC – Termo de Ajuste de Conduta – assinado no ano passado com o Ministério Público para a urbanização das favelas Três Porquinhos (Novo Horizonte), Portelinha (Tatuapé), Caiubi (Kobayat Líbano) e Sabiás, com serviços de rede de água e esgoto, drenagem, pavimentação e iluminação, com prazo de seis anos. Na próxima semana, a equipe fará uma visita técnica na comunidade Portelinha para avaliar o local e estudar um cronograma com etapas, para conciliar todas as frentes de trabalho. A expectativa é que as intervenções tenham início em abril.

O prefeito Barjas Negri explicou, durante a reunião que, “apesar do primeiro ano do TAC ser dedicado à fase de projetos, a ideia é que a primeira etapa de serviços comecem no próximo mês”. A reunião contou com a presença do secretário de Obras Arthur Ribeiro, o presidente da Emdhap João Manoel dos Santos, o presidente do Semae José Rubens Françoso, o consultor da CPFL Marcus Bueno e outros técnicos. FORÇA-TAREFA – No ínicio do ano, o prefeito Barjas, como primeira medida de governo realizou uma força-tarefa em quatro comunidades na cidade: Portelinha, Pantanal, Caiubi e Frederico, com aplicação de lajão britado em ruas e vielas, e outras ações pontuais como limpeza e recolhimento de entulho. Na Portelinha foi executada também uma passagem, em tubos para facilitar o trânsito de pedestres.