Na tarde da última segunda-feira (09), representantes da comissão que implementará no Centro de Formação Profissional de Piracicaba, em prédio localizado na Fundação Municipal de Ensino, o Programa de Expansão da Educação Profissional- Proep, se reuniram pela primeira vez, para discutir os primeiros encaminhamentos necessários para o início das atividades curriculares. A concretização do Proep foi possível devido a parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Piracicaba.

O encontro realizado no Gabinete do Centro Cívico, no 11º andar, contou com as presenças do prefeito Barjas Negri, o secretário da Indústria e Comércio, Luciano Almeida e o consultor João José Fernandes, que será o responsável pela parte de documentação e estruturação dos trabalhos, enfocando os planos educacional, financeiro, administrativo e de marketing.

A comissão foi nomeada pelo prefeito no dia 12 de setembro e é composta por representantes de diversos segmentos da sociedade, como Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo- regional Piracicaba); Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba e Prefeitura Municipal de Piracicaba. A comissão foi criada com o objetivo de incentivar a criação de cursos, propor planejamentos estratégicos, diagnosticar as demandas no mercado de trabalho e propor as diretrizes e prioridades que nortearão a aplicação de recursos orçamentários.

O consultor afirmou que a idéia é trazer para Piracicaba, um projeto inovador na área de qualificação profissional. Ele adiantou que os cursos serão de curta, média e longa duração, discutidos amplamente com as diversas entidades, visando apontar as demandas locais. “Os cursos ensinarão um ofício e darão as ferramentas necessárias, para que as pessoas possam utilizar os ensinamentos no mercado de trabalho”. O primeiro curso a ser ministrado ainda este mês, será o de capacitação profissional de mestre de obras e operários da construção civil.

Segundo João Fernandes, os prédios que abrigarão os cursos do Proep estão passando por manutenção e adequação. Algumas salas foram montadas para cursos de alta performace e workshops, para atrair determinado público, dar palestras e mostrar quais os cursos a serem ministrados e outras informações, buscando a sintonia entre a comunidade e a instituição.

Para sucesso de todas as etapas, reiterou o consultor, é importante a participação da comissão, através da relação com a comunidade, buscando a inserção das pessoas no mercado de trabalho”. A próxima reunião da comissão será no dia 17 de outubro,às 17h30, na Fumep.

O prefeito destacou que o papel do Poder Público é auxiliar a Fundação Municipal de Ensino que recebeu recursos do Governo Federal, para fazer um Centro de Formação Profissional, que ocupará um prédio moderno e bem equipado. “Vencida esta etapa, o próximo passo é pensar na criação dos cursos, as demandas, formas de pagamento e outros critérios, para poder ocupar o prédio”.

Por intermédio de Barjas Negri, foi liberado R$ 1 milhão junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão do Ministério da Educação, para implantação de cursos técnicos na Fundação Municipal de Ensino, voltados principalmente á área metalúrgica, eletrônica, telecomunicações e microbiologia, importantes para atender a demanda local. O dinheiro já se encontra disponível nas contas da Fundação.

Com essa conquista, o município fortalece a política de apoio, incentivo e valorização do ensino técnico, primordial devido à expansão da cidade, que é um dos principais pólos de crescimento industrial, metalúrgico e sucroalcooleiro do país.