Portal do Município de Piracicaba

Comissão de Acompanhamento da Execução do Plano Municipal de Resíduos Sólidos toma posse

Por Comunicação Social / Publicado em 26/11/2021
Tempo de leitura: 8 minutos.

Os membros da Comissão de Acompanhamento da Execução do Plano Municipal de Resíduos Sólidos tomaram posse ontem, quinta-feira, 25/11, em cerimônia no Anfiteatro do Centro Cívico. O evento teve a presença do prefeito Luciano Almeida e da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame. Julli Elen Balani Caliste, assessora da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), representou o secretário da Pasta, Alex Gama Salvaia.

A Comissão tem como papel principal o acompanhamento da execução do Plano de Resíduos, inserindo diretrizes, metas e ações de acordo com as novas legislações e inovações tecnológicas, promovendo atualizações de 4 em 4 anos, como consta na Lei Federal nº 12.305/2010.

“Nós temos vários desafios, entre eles, o aculturamento das nossas atitudes em relação ao meio ambiente, pois precisamos recuperar uma cultura de que é preciso cuidar do lixo que geramos. E é muito importante que os documentos produzidos, não se tornem ‘tigres de papel’, mas que possam ser efetivamente implantados e estamos muito empenhados em apoiar os bons projetos para que, de fato, as mudanças aconteçam e tenhamos resultados”, ressaltou Luciano Almeida.

Nancy Thame, Secretária de Agricultura e Abastecimento e Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba estiveram na posse da comissão – Foto – Justino Lucente

Em sua fala, Nancy Thame disse que este é um momento importante para avançar na questão. “Temos instituições e pessoas extremamente preparadas no município para que possamos avançar e, de antemão, eu já solicito que a área rural seja inserida, com os critérios que se fazem necessários para que avancemos nessa área, muito em função do marco legal, pois a gente vê como o urbano e o rural estão juntos nessa área e tenho certeza de que a comissão pode ajudar bastante”, reforçou Nancy.

Celise de Oliveira Romanini, da Sedema, articulou a transição da Comissão. “O Plano de Piracicaba foi construído por integrantes que são do município, pessoas que trabalham aqui e em consenso tentam equacionar os problemas locais. O plano deve seguir as políticas estadual e nacional de resíduos sólidos, e é uma condição para que os municípios tenham acesso a recursos da União. Por exemplo, para receber o ICMS Ambiental, um dos requisitos para o município receber é que ele tenha o plano e que ele esteja sendo executado no município”, complementa Celise.

A comissão conta com 42 membros, entre titulares e suplentes, com um modelo de trabalho participativo, tendo a seguinte representatividade: Fatec, Unicamp, Esalq, Unimep e Fumep (universidades); Acipi e Ciesp (setor industrial e comercial); Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Comdema, Cooperativa Reciclador Solidário e membros especializados em resíduos sólidos (sociedade civil organizada); Vigilância Sanitária, Ipplap e Semae (representantes do governo municipal e estadual). Os membros da comissão são voluntários e ativos, participam de encontros técnicos, palestras, fóruns e debates sobre resíduos, também buscam estar atualizados quanto às legislações, normas e regulamentações sobre o tema. Esse trabalho não apresenta custos para a Prefeitura e é realizado dentro das normas da imparcialidade política.

Parte dos membros da comissão estão otimistas para esta nova fase dos trabalhos – Foto – Justino Lucente

O PLANO – Entre outras diretrizes, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos trata da responsabilidade compartilhada, conforme Lei Federal 12.305/2010, que diz que o poder público dispõe de programas de coleta dos resíduos, bem como informações sobre a destinação correta e instrui a população a buscar informações e destinar adequadamente seus resíduos a fim de que eles possam ser tratados ou reciclados antes da disposição final.

Comissão de Acompanhamento da Execução do Plano Municipal de Resíduos Sólidos – formação

REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL

Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente: Thaís Balestreo e Reinaldo Rabelo Filho, titulares; Fernando Oliveira da Cruz e Bruno Delarole, suplentes Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Euclídia Maria Bombo Lacerda Fioravante e Samaris Alderli Alves, titular e suplente, respectivamente Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: Luciana Góes e Gracielli Bortoleto Bombo, titular e suplente, respectivamente Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Evelise Moncaio Moda e Nancy Aparecida Ferruzzi Thame, titular e suplente, respectivamente Secretaria de Governo: Nara Elisa Hartung Campos e Carlos Alberto Lordello Beltrame, titular e suplente, respectivamente Secretaria de Obras: Pedro Mesquieri e Luciano Celêncio, titular e suplente, respectivamente. Secretaria de Saúde, Rafael Brito da Silva e Cátia Fernanda Moreira Vasca, titular e suplente, respectivamente Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba: Andréa Savino e Lídia Maria Martins D’ Arce, titular e suplente, respectivamente Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba: Elaine Contiero Ribeiro e João Vitor Santos Roesner, titular e suplente, respectivamente

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental: Juan Antonio Sebastianes e Laís Ferraz de Camargo, titular e suplente, respectivamente Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente: Tatiana Koroiva e Arnaldo Schiavuzzo, titular e suplente, respectivamente Cooperativa Reciclador Solidário: Geane Marques dos Santos e Lucélia Rodrigues Lemes, titular e suplente, respectivamente Especialista na área de resíduos sólidos: Adriana Maria Nolasco

REPRESENTANTES DAS UNIVERSIDADES Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo/Piracicaba: Paulo César Doimo Mendes e Ana Lúcia Piedade Sodero Martins Pincelli Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP): Arthur Roberto da Silva Universidade de Campinas (Campus Piracicaba): Marcelo Corrêa Maistro e Luana Michele Ganhor Prefeitura do Campus da Esalq/USP Luiz de Queiroz: Ana Maria Meria de Lello e Áurea Maria Oliveira Canavessi. Fundação Municipal de Ensino: Paulo Edison da Silveira e José Carlos Chitolina Universidade Metodista de Piracicaba: Daniel Luis Gonzaga Monaro e Remo Augusto Padovezi Filleti

REPRESENTANTES DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba: Moacir José Lordello Beltrame e Antonio Carlos Aguiar Ribeiro Centro das Indústrias do Estado de São Paulo: Michele Bortolleto Jeronymo e Wesley Gonzaga Cavalcante


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.