Portal do Município de Piracicaba

Comerciantes e população aprovam patrulhamento 24 horas na praça José Bonifácio

Primeiro mês da ação contabilizou duas prisões em flagrante; no total foram 22 abordagens

Por CCS / Publicado em 04/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) estacionada em uma praça pública, com dois agentes em uniforme em pé ao lado do veículo. A viatura é azul e branca, com o logo da GCM visível. Ao fundo, há uma área de playground com crianças brincando e adultos observando. Em um dos lados da praça, há edifícios comerciais e uma torre de relógio alta, sugerindo um centro urbano. As árvores frondosas e o pavimento em paralelepípedos completam a cena, criando um ambiente de dia ensolarado em um local público movimentado.
Com a presença permanente da GCM, os comerciantes da praça relatam melhora significativa na segurança

O primeiro mês de patrulhamento 24 horas realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, resultou em duas prisões em flagrante — uma relacionada à Lei Maria da Penha e outra por furto em estabelecimento comercial.

De acordo com levantamento da corporação, durante o período também foram registradas 12 averiguações de suspeitos, e ocorrências relacionadas ao apoio à zeladoria pública, surto psiquiátrico, furto contra pessoa, captura de condenado, perturbação do sossego público, desacato e resistência, lesão corporal e um atendimento social de auxílio ao público, totalizando 22 abordagens neste primeiro mês.

“A segurança da população é uma das prioridades da nossa administração e entendemos que a praça José Bonifácio, onde há intensa movimentação de pessoas diariamente, merecia uma atenção especial. O patrulhamento 24 horas já mostra seus efeitos positivos. Queremos que a população ocupe os espaços públicos e se sinta segura neles, seja para o trabalho ou para o lazer”, ressalta o prefeito Helinho Zanatta.

Com a presença permanente da GCM, os comerciantes relatam melhora significativa na segurança e na convivência na praça. “Está sendo ótimo, com a presença dos guardas me sinto mais seguro para vir trabalhar. Tenho comércio aqui há 39 anos e antes havia muita confusão, perdíamos clientes por conta da perturbação. Agora está mais tranquilo e as pessoas estão voltando a frequentar a praça, inclusive de noite”, afirmou o comerciante Raimundo Renato Gonçalves da Silva.

A imagem mostra um homem em uma cozinha, possivelmente um restaurante ou food truck, preparando comida. Ele está usando um boné vermelho e uma camiseta vermelha com um logo. Ele usa óculos e tem um olhar sério enquanto trabalha em uma chapa quente. Na chapa, podemos ver pães de hambúrguer cortados ao meio e alguns hambúrgueres grelhando. Há também recipientes de metal com tampas, que provavelmente contêm ingredientes. Ao fundo, em uma prateleira, há vários frascos de condimentos, incluindo ketchup e maionese, além de um recipiente com batatas fritas finas e um saleiro. A cozinha parece ser um ambiente de trabalho funcional, com paredes revestidas de azulejos brancos.
O comerciante Raimundo Gonçalves da Silva elogiou a atuação da GCM na praça

Nair Gomes Pascoalino é comerciante na praça há 30 anos. Para ela, a presença da guarda inibe os furtos e melhorou a limpeza no local. “Agora está bem mais limpo e organizado. A praça estava abandonada, as pessoas deixavam sujeira e objetos pelo chão, a gente chegava e antes de começar a trabalhar tinha que limpar o entorno senão espantava os clientes. Com a Guarda aqui, o pessoal pensa duas vezes antes de fazer alguma coisa errada”, disse Nair.

Duas mulheres estão em uma loja de roupas. Uma mulher está sentada em primeiro plano, usando um top vermelho e óculos. Ela está segurando um pedaço de tecido vermelho. Atrás dela, outra mulher está em pé, usando uma camiseta branca. Elas estão em uma loja bem abastecida, com roupas penduradas em araras e prateleiras cheias de itens. Há uma máquina de costura em primeiro plano, sugerindo que a loja pode ser uma alfaiataria ou ter um serviço de costura.
Nair e Maria Nazaré destacaram que a segurança e a limpeza na praça melhoraram após a patrulha 24h

Já Creuza dos Santos, frequentadora da praça, observou que não há mais aglomeração e destacou a importância da presença constante da GCM. “Eu tinha medo de precisar usar o celular aqui na praça. Cheguei a desviar o caminho algumas vezes para não passar aqui, mas essas últimas semanas percebi que está mais seguro”, afirmou.

A imagem mostra uma mulher negra de meia-idade, vestindo uma jaqueta acolchoada rosa e branca e óculos escuros. Ela está sentada em um ambiente externo, com uma igreja e outras pessoas desfocadas ao fundo. A iluminação é natural, sugerindo que a foto foi tirada durante o dia. A mulher olha diretamente para a câmera com uma expressão séria. As plantas à esquerda da imagem adicionam um toque de verde ao cenário.
Creuza dos Santos, frequentadora da praça, disse que se sente mais segura com a presença da GCM

Segundo o comandante da Guarda Civil, Marcos Pavanello Rodrigues, o balanço positivo do primeiro mês de trabalho confirma a efetividade das ações. “A pedido do prefeito Helinho Zanatta, e em conjunto com a administração municipal, traçamos uma estratégia e a guarda voltou a atuar 24 horas na praça, reduzindo a permanência de pessoas suspeitas e reforçando a segurança dos comerciantes e da população em geral. É um trabalho preventivo e ostensivo, que devolve à população a tranquilidade para frequentar a praça com segurança. O patrulhamento diário continua, e a GCM segue presente e atuante no local”, afirmou.

O monitoramento 24 horas da GCM na Praça José Bonifácio teve início em 1º/10. Desde então, duas viaturas se revezam no local diariamente, garantindo presença constante da corporação e reforçando a segurança e a fiscalização na área central. As ações são integradas com as secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Família, Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, além do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.