A Semob (Secretaria Municipal de Obras) começou ontem (05) a construção do Centro de Educação Especial. O local abrigará o primeiro Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Especial dedicado à inclusão de crianças com necessidades especiais. O Centro deve começar a funcionar em agosto deste ano em prédio anexo a Escola de Ensino Fundamental “Profª Ilda Jeny Stolf Nogueira”, à Estrada dos Marins, 100, Glebas Califórnia.

Segundo Maurício Calarota Desjardins, engenheiro da Semob, o prédio contará com 456,67 m² de área construída e será projetado de acordo com os padrões que atendem as normas e necessidades de atendimento às crianças portadoras de deficiência. A construção contará com cinco salas de aula, biblioteca, sala de informática, pátio interno coberto com 113 m², jardim interno, uma copa com fogão, geladeira e pia, dois sanitários (um masculino e um feminino) adaptados para portadores de necessidades especiais, dois sanitários normais, dois chuveiros em cada sanitário e recepção.

A execução das obras será feita pela Construtora Atlhon, com investimento de R$ 333 mil e prazo de entrega de 120 dias. Os trabalhos de limpeza do terreno já começaram. Posteriormente será feita a demarcação para colocação das fundações. A arquitetura do prédio será em tijolinho a vista.

O Núcleo atenderá 170 crianças, entre 6 e 10 anos, que apresentem deficiências e distúrbios no desenvolvimento físico ou mental. Inicialmente serão 15 profissionais com especialização em educação especial no atendimento às crianças que apresentem deficiência física, mental, visual ou múltipla (mais de um tipo de deficiência).