Começam as intervenções no Teatro Dr. Losso Netto
No ano em que o Teatro Municipal Dr. Losso Netto completa 35 anos de inauguração, o povo piracicabano e também as pessoas de outras cidades que acompanham os eventos no espaço serão presenteados. Começaram no início de outubro as intervenções no imponente teatro, que têm como objetivo atender, de forma ainda melhor, a população. Para isso, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), tem como parceiros a Secretaria Municipal de Obras e o IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).
O processo de adequações acontece em três etapas. A primeira delas se estenderá por seis a oito meses, com investimento de cerca de R$ 700 mil. As outras duas etapas acontecerão nos anos de 2014 e 2015, somando mais R$ 800 mil. “Para a realização da primeira etapa, é necessário o fechamento do teatro, já que as intervenções acontecerão onde há grande movimentação do público. Nas próximas fases, o local ficará aberto normalmente”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.
Atualmente, nos toaletes do teatro, há quatro vasos sanitários no banheiro masculino e mais quatro no feminino. Ao fim das intervenções, o número subirá para 24 sanitários no total. “Fizemos um levantamento do número de pessoas que passam pelo local em cada espetáculo e, por meio dele, foi constatado que a quantidade de sanitários é baixa. Além disso, os itens e equipamentos são muito antigos e pouco práticos”.
Assim, novos banheiros masculinos e femininos serão construídos num novo espaço no teatro e os antigos toaletes serão fechados e se transformarão em depósitos. Outra intervenção diz respeito à acessibilidade. “Serão instaladas rampas na frente do teatro, além de plataformas especiais para facilitar o acesso de pessoas com deficiência”.
A área técnica, localizada acima da última fileira de poltronas, ganhará dois camarotes laterais com 27 cadeiras. Outra empreitada é melhorar o café, localizado no hall de entrada.
FOSSO OPERÍSTICO
O Teatro Municipal Dr. Losso Netto ganhará um fosso operístico, para realização de óperas e operetas, com espaço para cerca de 40 músicos. Com o fosso, as duas fileiras da frente do teatro serão transferidas para a parte de trás, não haverá perda quanto à capacidade.
TRANSFERÊNCIA DE ESPETÁCULOS
Desde o início de 2013, toda a programação está sendo transferida para o novíssimo Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, inaugurado em março de 2012 e construído com o que há de mais moderno, contando com toda a estrutura necessária.
“Enquanto muitas cidades não têm ao menos um teatro municipal, Piracicaba tem o privilégio de possuir dois, o que possibilita que, enquanto um deles passa por intervenções, o outro receba a programação”.
Além disso os espetáculos mais “intimistas”, que ocorriam na Sala 2 do Teatro Dr. Losso Netto, durante o período de readequação acontecem no auditório do Armazém 14 do Engenho Central e também no Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo, na Estação da Paulista, o que oferece um panorama positivo. “Não haverá perda nesse sentido, uma vez que na Sala 2 cabem 100 pessoas. Já o auditório do Armazém 14, além de ser maior, oferece espaço para 140 pessoas, o mesmo acontecendo com o Armazém Maria Dirce de Almeida Camargo, com capacidade para mais de 200 pessoas”, completa a secretária Rosângela Camolese.
PRÓXIMAS ETAPAS
Entre as adequações planejadas para os anos de 2014 e 2015 – que não necessitarão de paralisação das atividades – está a reforma da cozinha e também da Sala 2, que deverá ter o piso elevado para impedir os efeitos de eventuais enchentes. Há ainda um estudo para otimização da área de estacionamento.
TEATRO MUNICIPAL DR. LOSSO NETTO
Entregue ao povo piracicabano em 19 de agosto de 1978, com 674 lugares e sistema de acústica e ar condicionado e denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, um dos principais espaços de cultura do interior paulista passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993, em homenagem ao ilustre jornalista.
O Teatro Municipal Dr. Losso Netto em suas salas 1 e 2 oferece ao público espetáculos do circuito nacional de teatro,dança, música, exposições e intervenções artísticas e culturais no seu hall, além dos eventos anuais FENTEPIRA (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), PIRADANÇA (Festival Piracicabano de Dança), ENACOPI (Encontro Nacional de Corais) e cerimônias dos prêmios Mérito Empresarial e Mérito Cultural.
