Piracicaba, 14 de novembro de 2013 – Começa hoje a 9ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba. A festa que já tem tradição na cidade, e atrai milhares de turistas de toda a região para apreciar pratos especiais com base em peixe e cachaça, acontecerá até o próximo domingo (17). A abertura oficial está prevista para iniciar às 20h.

Durante os quatro dias de evento seis (6) restaurantes e treze (13) cachaçarias recebem o público no entorno do Casarão de Turismo, na Rua do Porto, com diversas opções gastronômicas, sendo algumas delas camarão no espeto com queijo, paella, espeto de pintando, entre outros. Também não vão faltar muitos tipos de cachaça, geleias e licores de cachaça.

A programação está recheada de atrações da cidade e foi pensada para agradar todos os gostos, com ritmos musicais como cururu, sanfona, moda de viola e também sertanejo universitário. Na programação os shows de Angelo e Thiago com banda, Moacir Siqueira, Vagner e Alexandre com banda, Xandy e Gustavo com banda, Craveiro e Cravinho, Bebeto Kassula, Orquestra de Viola, Lucas e João Pedro com banda, Roger Ramon, Trio Raízes, e Sheba com banda.

No dia 14, o horário da festa é das 19h às 22h. Nos dias 15 e 16, acontece das 10h às 22h e dia 17 das 10h às 20h. Este ano a estrutura da Festa continua com a proposta dos estandes cenográficos e palco cenográfico em forma de coreto, porém com uma novidade, a cenografia também será realizada nos estandes dos restaurantes, compondo um ambiente que nos remeta as casinhas históricas da Rua do Porto.

Outra novidade é a estrutura da cobertura do evento, que possui um pé direito de 8 metros, que cobre praticamente 100% de todo o evento. “Todas essas melhorias estão dentro do plano de governo do atual prefeito Gabriel Ferrato, que propõe a qualificação das estruturas dos eventos turísticos de nossa cidade, para melhor receber turistas e moradores”, afirma Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba.

A realização do evento é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), com apoio da Claro e Fale Fácil. Ao todo, entre restaurantes e cachaçarias, serão cerca de 20 expositores.

Este ano uma das principais novidades é a expansão do conceito do evento para toda a cidade, atingindo um público ainda maior que os 40 mil esperados na Rua do Porto, com a presença de turistas de toda a região. Com esse objetivo também foi criado o Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba, que teve início no mês de outubro, preparando e movimentando a cidade para receber este grande evento turístico.

Circuito de Gastronomia

Moradores e visitantes tem até domingo (17) para visitar os restaurantes participantes do 1º Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça. 72 restaurantes estão participando com pratos exclusivos onde a estrela principal é o peixe, alimento rico da cultura piracicabana. A cachaça também foi usada em vários preparos, como em doces e molhos. Confira no blog do evento (www.festadopeixeedacachacadepiracicaba.wordpress.com) o guia do evento com informações de horário de funcionamento e preços dos pratos do cardápio dos 72 restaurantes.

A culinária de Piracicaba é riquíssima e falar sobre a comida é contar a história dos moradores. A ideia é fomentar a cultura da cachaça em Piracicaba e região, tornando a cidade um polo turístico-gastronômico ainda mais em evidência.

"Convido todos os piracicabanos a desfrutarem de nosso principal ponto turístico, a Rua do Porto. Será possível aproveitar um pouquinho de nossa história e também de usufruir do item mais autêntico de nossa gastronomia, o peixe. Considero este um importante evento turístico de valorização da Rua do Porto, pois reúne os principais símbolos da cidade: o peixe, a cachaça, o cururu e a moda de viola. A Festa exalta a identidade do piracicabano e valoriza nossa história, mostrando o que somos e o que temos de melhor em nossa cidade”, completa Rose Massarutto.

Confira a Programação Completa da 9ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba:

Dia 14 – Quinta-feira – das 19h às 23h

Angelo e Thiago com banda

Dia 15 – Sexta-feira – das 11h às 23h

Moacir Siqueira Vagner e Alexandre com banda Xandy e Gustavo com banda Craveiro e Cravinho

Dia 16 – Sábado – das 11h às 23h

Moacir Siqueira Bebeto Kassula Orquestra de Viola Lucas e João Pedro com banda