Começou hoje, segunda-feira, 6/11, a quinta fase do Programa de Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, realizado pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Sedemttur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Sebrae. Nesta fase, que vai até sábado, 11/11, 24 representantes dos polos turísticos da cidade (Rua do Porto, Ártemis, Rota Tirolesa, Monte Alegre e Tupi) cadastradas no Programa participam do Empretec, um seminário atitudinal imersivo, que envolve valores, atitudes e normas, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para formação de empreendedores.
O Programa de Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba começou em julho, com as OPPs (Oficinas de Planejamento Participativo) em diversos polos turísticos do município, junto das comunidades, e segue até o fim do ano com consultorias individualizadas para as empresas da área.
“Depois dos encontros com as comunidades, estamos focados agora no aprimoramento dos serviços das empresas envolvidas com o turismo na cidade, qualificando cada vez mais o setor, para que todos estejam preparados para receber o turista e despertar nele o desejo de voltar ao nosso município”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.
Durante o Empretec, que ocorre das 8h às 18h, no escritório do Sebrae no bairro Vila Rezende, os participantes, que são da gastronomia, da hospedagem, de atividades turísticas, de associações comunitárias, entre outros, aprendem a identificar o potencial empreendedor, a desenvolver características de comportamento empreendedor e a descobrir novas oportunidades de negócio. E para a finalização do programa, haverá consultoria junto de profissional da FIA (Fundação Instituto de Administração) dividida em três encontros de 4h cada, a serem combinados com o(a) empresário(a) e, ainda, consultoria de encerramento no total de duas horas, com equipe do Sebrae.