O Governo Municipal iniciou hoje a modernização do sistema de iluminação pública na cidade. O projeto prevê a troca de lâmpadas convencionais (luz amarela), pelas de led (luz branca), o que garantirá mais segurança para a população, além da eficiência energética. A primeira a receber os serviços da nova iluminação é a avenida Pádua Dias, no trecho a partir da rotatória com a avenida Independência até a Centenário.
Além desta, as avenidas Independência, Centenário, Armando Dedini, Limeira, trecho da Conde do Pinhal, Monsenhor Martinho Salgot e Renato Wagner receberão também a nova tecnologia. O investimento municipal é de aproximadamente R$ 2 milhões. As novas luminárias serão de linha de fabricação denominadas de pública, e serão instaladas nos postes da CPFL já existentes.
À esquerda, iluminação antiga; à direita, avenida já com a lâmpada com tecnologia LED
Segundo o prefeito Gabriel Ferrato, o investimento representa economia de energia, já que a iluminação LED tem consumo menor, e mais segurança à população, já que ilumina mais. “Nossa expectativa é aumentar a sensação de segurança, conforto visual e bem-estar na utilização do espaço público, além de reduzir nossos gastos com a rede de abastecimento com o uso de tecnologia inteligente”, detalha. A redução pode ponto de iluminação é de 45%.
O prefeito observa ainda que o novo sistema já está preparado para, a médio prazo, ser monitorado remotamente, por meio de computador ligado à rede, o que facilitará a identificação de falhas, como um dispositivo queimado e até o controle de luminosidade. “É um projeto inovador, voltado para o futuro”, enfatiza.
Serão 638 pontos de luz com luminárias LED, sendo 612 substituições em vias públicas e 26 instaladas em jardins, com função decorativa. O serviço será realizado pela empresa Tecnolamp do Brasil Lâmpadas e Acessórios ltda, sob a supervisão da Semob (Secretaria Municipal de Obras).
Desde o início da gestão de Ferrato, foram investidos mais de R$ 5 milhões no sistema tradicional de iluminação, melhorando e ampliando em 130 quilômetros a abrangência da rede de cobertura do município.
Lâmpadas LED iluminam mais, economizam energia e têm maior durabilidade
Locais contemplados:
1. Avenida Independência
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a rua Governador Pedro de Toledo e término no entroncamento com a rotatória da avenida Pádua Dias.
2. Trecho da avenida Pádua Dias
Início no entroncamento com a rotatória da avenida Independência e término no entroncamento com a avenida Carlos Botelho.
3. Avenida Centenário
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a avenida Carlos Botelho e término no entroncamento com a avenida Armando Dedini.
4. Avenida Armando Dedini
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a avenida Centenário e término no entroncamento com a avenida Limeira.
5.- Avenida Limeira
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a rodovia Deputado Laércio Côrte (SP 147) e término no entroncamento com a avenida Primeiro de Agosto. Inclui também instalação de iluminação ornamental decorativa no canteiro central da avenida Limeira, onde existem os caminhos de passagem de pedestres, em frente ao Shopping Piracicaba.
6. Trecho da avenida Conde do Pinhal
Início no entroncamento com a avenida Limeira, no trecho entre a avenida Água Santa e avenida Primeiro de Agosto.
7. Avenida Monsenhor Martinho Salgot
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a avenida Limeira e término no entroncamento com a rotatória da avenida Rio Claro.
8. Avenida Renato Wagner
Por toda a sua extensão. Início no entroncamento com a avenida Armando Dedini e término no entroncamento com a avenida Armando Salles de Oliveira. Esta iluminação será ornamental com postes metálicos.
RENATO WAGNER E LIMEIRA – A Avenida Renato Wagner, devido à remodelação viária que ocorrerá no local, ganhará um novo calçadão e ciclovia. Por isso, será possível a instalação de postes metálicos ornamentais de 9 metros de altura, com braços para 2 luminárias LED de linha pública, dispostas a 180°. Sendo uma luminária voltada para iluminar a via e uma luminária voltada para iluminar o calçadão e a ciclovia, perfazendo-se um total de 38 postes e 76 luminárias. Neste trecho a iluminação pública será ornamental e não serão utilizados os postes da CPFL.
O canteiro central da avenida Limeira, onde existem os caminhos de passagem de pedestres em frente ao Shopping Piracicaba, receberá iluminação com a instalação de postes metálicos ornamentais de 4 metros de altura com luminárias de linha decorativa, perfazendo um total de 26 novos pontos. Esta iluminação auxiliará também na iluminação da via pública que é um pouco mais larga do que as demais avenidas.
VANTAGENS – O significado de LED é diodo emissor de luz. É um componente eletrônico semicondutor que emite luz de forma direcionada ao passar uma corrente elétrica por ele. Ou seja, é uma tecnologia de iluminação em estado sólido. Por isto utiliza uma fonte de energia denominada de driver, para provocar o seu acendimento.
As luminárias LED são construídas basicamente por vários LEDs montados de forma agrupada. Por serem fontes de luzes direcionáveis, possibilitam uma melhor uniformidade e maior rendimento luminotécnico, de forma a aproveitar 100% da luz emitida.
A luz emitida para aplicação em iluminação pública é branca e de alta qualidade, e possui índice de reprodução de cores acima dos 80%, dessa forma, as cores dos objetos iluminados são facilmente distinguíveis, propiciando uma melhor percepção e conforto visual e, consequentemente, aumento da sensação de segurança.
As luminárias LED são mais compactas que as convencionais. São modelos mais finos, o que propicia menor impacto visual e maior valorização do espaço urbano durante o dia.
O driver, que é uma espécie de fonte de energia e parte integrante e necessária para o funcionamento da luminária, será de construção eletrônica e com sistema construtivo preparado para receber um futuro controle por telegestão, que possibilitará o controle remoto e virtual das luminárias em tempo real, assim como possibilitará o controle da intensidade da luz emitida (dimerização).
As luminárias LEDs especificadas no projeto deverão possuir vida útil de 100 mil horas, com redução prevista de apenas 10% do aproveitamento inicial dentro do prazo de sua garantia, que deverá ser de 10 anos.
A tendência com iluminação LED é a redução dos custos globais. Mesmo que ainda haja um investimento inicial maior, ganha-se com a redução de consumo energético, maior vida útil, menor manutenção devido à baixa taxa de falhas, maior iluminância e melhor uniformidade.
Outras vantagens são os ganhos ambientais com a redução da poluição luminosa, redução da emissão de CO2 e principalmente com a inexistência do elemento químico mercúrio.