Por iniciativa da Comissão Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIMU), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou na tarde de hoje (21/07) um documento de manifestação de apoio à secretária municipal de Trabalho e Renda, Dra. Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa, por sua dedicação ao fortalecimento da inclusão da mulher no mercado de trabalho.

A idéia da carta de manifestação surgiu na última reunião da COMDIMU dia 23 de junho onde as 12 representantes da comissão decidiram conjuntamente realizar tal ato. Atualmente, compõem a COMDIMU seis mulheres representantes da sociedade civil: Joseli da Silva Nascimento (Conselho Municipal de Pastores), Rosa M. Pompeu Ferreira (Centro de Reabilitação), Eliana Caneva Aguileira (Acipi), Lucila M. Calheiro Silvestre (Conselho Deliberativo do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra), Shirley Caselatto Chefaly (Universidade da Terceira Idade da Unimep), Ariani Ap. Peron Fornazier (Faculdades Integradas Maria Imaculada); e seis do poder público: Maria Angélica Guercio (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Leda M. Malosá Morão (Secretaria Municipal de Saúde), Sandra Negri (presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do Município), Janete Celi Soares Sanches (Procuradoria-geral do município), Laura M. G. C. Leite Magliaro (Secretaria Municipal de Ação Cultural), Iara Ap. Rodrigues (Secretaria Municipal de Educação).

A COMDIMU foi criada através da Lei Municipal nº 5.709 de 04 de abril de 2006 e tem como finalidade o planejamento, a elaboração e a implementação de diretrizes e programas que serão encaminhados à Administração Pública Municipal, de políticas públicas, para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população feminina a promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação.

(Confira abaixo a carta de manifestação na íntegra)

Manifestação ao fortalecimento da inclusão da mulher no mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES e a Comissão Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIMU vêm por meio deste manifestar seu apoio à Secretária Municipal de Trabalho e Renda, Dra. Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa, por sua dedicação ao fortalecimento da inclusão da mulher no mercado de trabalho.

A história da mulher no mercado de trabalho, no Brasil, está sendo escrita com base, fundamentalmente, em dois quesitos: a queda da taxa de fecundidade e o aumento no nível de instrução da população feminina. Estes fatores vêm acompanhando, passo a passo, a crescente inserção da mulher no mercado e a elevação de sua renda.

Consideradas ainda, peças fundamentais na administração do lar, as mulheres acumulam funções, tornando-se essenciais tanto no âmbito familiar como para o mercado de trabalho. Mas, mesmo com as evoluções e conquistas da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, principalmente em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Atualmente, o perfil das mulheres é muito diferente do apresentado no começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela ainda realiza as tarefas tradicionais, como a de ser mãe, esposa e dona de casa. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente para as mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.

Piracicaba, 21 de Julho de 2008.