Na tarde desta segunda-feira, 14/03, foi realizada na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) a reunião ordinária do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).
A conselheira e engenheira agrônoma Evelise Moda, representante da Sema no conselho, apresentou aos presentes o zoneamento urbano definido pelo novo Plano Diretor (Lei Complementar 405/2019) e o decreto municipal 18.831, sobre autorização para criação de animais de produção no perímetro urbano de Piracicaba.
Durante a reunião, também foi aprovada pelo Comder a nova proposta de alteração do plano de trabalho elaborado pela Sema para aquisição de novos implementos agrícolas para o programa Patrulha Agrícola, por meio de convênio com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O plano de trabalho pleiteia a compra de cinco equipamentos: roçadeira central e lateral, arado reversível, carreta basculante, plaina traseira e semeadora adubadora.
Os conselheiros também discutiram as possibilidades de utilização do recurso de apoio a conselhos municipais, previsto no orçamento da Sema.
Instituído há 12 anos pela lei 6.957/2010, o Comder é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuída aos trabalhos competentes à Sema.
“O Comder se destaca com o estímulo da participação comunitária e a articulação com órgãos, setores públicos e privados para buscar melhorias desses serviços, dando exemplo de trabalho sério e memorável para nosso município, sendo fundamental para a execução dos trabalhos na Secretaria de Agricultura”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame.
Conselheiros estiveram reunidos na sede da Sema