Na tarde de ontem, segunda-feira, 11/05, foi realizada na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) a 300ª reunião ordinária do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

Durante o encontro, a conselheira e engenheira agrônoma Evelise Moda, representante da Sema no conselho, apresentou o primeiro relatório das vistorias de medição do reflorestamento de 21 hectares de onze propriedades rurais na microbacia do ribeirão dos Marins, por meio do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), da secretaria, em parceria com a empresa Progaia e a Agência das Bacias PCJ.

Na próxima reunião, marcada para 8 de agosto, o Comder continuará o trabalho de apresentação e discussão das sugestões do Grupo de Trabalho relacionadas ao IPTU em propriedades localizadas no perímetro urbano.

O CONSELHO – O Comder, instituído pela lei 6.957/2010, mas em exercício desde 29 de dezembro de 1993, é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuída aos trabalhos competentes à Sema.

Suas atribuições incluem elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Rural; estimular a participação comunitária em programas e planejamento ao desenvolvimento rural; articular-se com órgãos ou setores públicos e privados para melhorias dos serviços prestados à área rural; manter intercâmbio com entidades similares; promover estudos, debates e pesquisas relativas ao setor rural; deliberar e reivindicar sobre questões rurais, submetidas ou não à apreciação do conselho; e assessorar o Poder Executivo em matérias referentes ao desenvolvimento rural.

Em 2019, o Comder teve importante participação na construção de um capítulo no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, que institui diretrizes sobre segurança alimentar e nutricional e a Política de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A mesa diretora do biênio 2021-2023 é composta pelo presidente Marcelo Ferezini, produtor rural e representante da cooperativa de produção e processamento de hortaliças Coopihort; pelo vice-presidente Ricardo Cerveira, da IBS (Instituto Biosistêmico), e Henrique Bellinaso, técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) para ocupar o cargo de secretário.

“O Comder se destaca com o estímulo da participação comunitária e a articulação com órgãos, setores públicos e privados para buscar melhorias desses serviços, dando exemplo de trabalho sério e memorável para nosso município, sendo fundamental para a execução dos trabalhos na Secretaria de Agricultura”, ressalta Nancy Thame, secretária da Sema.

“É uma honra ser o presidente do Comder, um conselho muito importante para Piracicaba, em quase 30 anos de existência. Foram muitas batalhas difíceis, lutas diárias, mas em compensação já somamos muitas conquistas para a região rural do município”, disse o presidente Marcelo Ferezini.

Reunião ocorreu nesta segunda, na Sema

Comder está em exercício desde 1993