O Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou reunião ordinária nesta segunda-feira, 28/08, na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), para posse dos novos conselheiros do biênio 2023-2025 e eleição da mesa diretora.

O conselheiro indicado pelo Instituto Terra Mater, o extensionista rural Ademir de Lucas, foi eleito o novo presidente, acompanhado do agricultor familiar Vanderlei Sanches, e do engenheiro agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Henrique Bellinaso, como secretário.

Ademir de Lucas destacou a importância da participação de diversas instituições no Conselho, o que contribui para as discussões e tomadas de decisão. “Cada um de nós tem um papel na construção dessa agricultura mais sustentável e sólida para Piracicaba. Temos que considerar que o rural não é só as estradas rurais e nem os aproximadamente 4% da população do município que vive lá, mas também todos que vivem e sobrevivem da produção agrícola”, destaca.

O agricultor Vanderlei Sanches, indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Piracicaba, ressaltou algumas das conquistas para a agricultura do município que tiveram início e contribuição do Comder, como o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar de Piracicaba, coordenado pela Sema. “Essas políticas parecem simples, mas podem mudar a história da nossa cidade e contribuir para a permanência do agricultor no campo”, disse.

MEMBROS – A nova composição de membros do Comder é composta por titulares e suplentes indicados pelas seguintes instituições que constam na lei de criação do Conselho: Sindicato Rural de Piracicaba e Região; Coplacana; Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba); Esalq; Câmara Municipal de Piracicaba; Sema; Smads; EDA (Escritório de Defesa Agropecuária); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Piracicaba); Ceagesp; Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura); EDR (Escritório de Desenvolvimento Regional); Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Pólo Regional Centro-Sul) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba.

Também fazem parte do Comder os grupos representantes de produtores rurais, sendo a Coopihort; Coopimays (Cooperativa dos Produtores de Milho de Piracicaba); OCS Agroecológica Piracicaba; Arca (Associação de Agricultura Familiar) e Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Piracicaba, além das instituições não-governamentais: IBS e Instituto Terra Mater.

O CONSELHO – O Comder, instituído pela lei 6.957/2010, mas em exercício desde 29 de dezembro de 1993, é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuída aos trabalhos competentes à Sema.

Suas atribuições incluem elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Rural; estimular a participação comunitária em programas e planejamento ao desenvolvimento rural; articular-se com órgãos ou setores públicos e privados para melhorias dos serviços prestados à área rural; manter intercâmbio com entidades similares; promover estudos, debates e pesquisas relativas ao setor rural; deliberar e reivindicar sobre questões rurais, submetidas ou não à apreciação do conselho; e assessorar o Poder Executivo em matérias referentes ao desenvolvimento rural.

Em 2019, o Comder teve importante participação na construção de um capítulo no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, que institui diretrizes sobre segurança alimentar e nutricional e a Política de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“O Comder se destaca com o estímulo da participação comunitária e a articulação com órgãos, setores públicos e privados para buscar melhorias desses serviços, dando exemplo de trabalho sério e memorável para nosso município, sendo fundamental para a execução dos trabalhos na Secretaria de Agricultura”, ressalta Nancy Thame, secretária da Sema.

Novos conselheiros do Comder se reunem para foto na sala de reuniões da Sema
Novos conselheiros do Comder terão mandato de dois anos
Nova mesa diretora do Comder - Secretário Henrique Bellinaso, presidente Ademir de Lucas e vice-presidente Vanderlei Sanches
Nova mesa diretora do Comder – Secretário Henrique Bellinaso, presidente Ademir de Lucas e vice-presidente Vanderlei Sanches