O Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou reunião ordinária no espaço do Varejão da Paulista, para posse dos novos conselheiros do biênio 2021-2023, na terça-feira, 22/06.
Coordenada pela secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, pelo então presidente do Comder, Pedro Pollizel, e pelo representante da CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), Henrique Bellinaso, a reunião também teve eleição da mesa diretora para o novo biênio.
Marcelo Ferezini, produtor rural e representante da cooperativa de produção e processamento de hortaliças Coopihorti, foi eleito o novo presidente do Comder. Como vice-presidente foi eleito Ricardo Cerveira, da IBS (Instituto Biosistêmico), e Henrique Bellinaso para ocupar o cargo de secretário.
A nova composição de membros do Comder é composta por titulares e suplentes das seguintes instituições: Sindicato Rural de Piracicaba e Região; Coplacana; Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba); Esalq; Câmara Municipal de Piracicaba; Sema; Smads; EDA (Escritório de Defesa Agropecuário); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Piracicaba); Ceagesp; Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Pólo Regional Centro-Sul); EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural Sustentável de Piracicaba); e as instituições não-governamentais: Imaflora, IBS e Terra Mater.
Entre os representantes de produtores rurais de Piracicaba, estão as cooperativas Coopihort e Coopimays, a OCS Agroecológica, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar e a Associação de Moradores de Santa Olímpia.
Instituído há 11 anos pela lei 6.957/2010, o Comder é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuído aos trabalhos competentes à Sema.
“O Comder se destaca com o estímulo da participação comunitária e a articulação com órgãos, setores públicos e privados para buscar melhorias desses serviços, dando exemplo de trabalho sério e memorável para nosso município, sendo fundamental para a execução dos trabalhos na Secretaria de Agricultura”, ressalta Nancy Thame.
Nancy Thame, da Sema, Ricardo Cerveira (vice), Marcelo Ferezini (presidente) e Henrique Bellinaso (secretário)
Posse dos novos conselheiros ocorreu nesta terça-feira (22)