Comdef, Semdes e Sesc promovem palestra amanhã sobre residência inclusiva
Piracicaba, 10 de julho de 2017 – O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), em parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e o Sesc (Serviço Social do Comércio) promovem amanhã (11), das 14h às 17h, palestra com o tema A Residência Inclusiva na perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI, que será proferida por Luiz Carlos Lopes, Secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na sequência da palestra, haverá debate sobre a temática, com a presença de Nazira Levy Brudnewski, assistente técnico da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social/CAS/ PSE, Ana Maria Sampaio, da Drads (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) Piracicaba, Eliete Nunes, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Laura e Isabel, que falarão da experiência de Residência Inclusiva “Lar Luz do amanhã”, de Araras/SP. A mediação será feita pelo coordenador do Comdef, Francisco Nuncio Cerignoni
O evento é aberto ao público em geral, mas tem como alvo os conselhos municipais da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente e da assistência social dos 23 municípios da Aglomeração Urbana de Piracicaba; secretarias municipais de desenvolvimento social ou similares dos 23 municípios; entidades que trabalham com pessoas com deficiência e demais entidades assistenciais. O credenciamento acontece no local, a partir das 13h45.
RESIDÊNCIA – A residência inclusiva é assegurada pela LBI para pessoas com deficiência em vulnerabilidade social, com vários tipos de dependência, oriundas de acolhimento de longa duração ou com vínculos familiares inexistentes ou fragilizados. A questão que estará em debate amanhã, porém, conforme explica Nuncio, é a inclusão de fato, ou seja, é acolher as pessoas com deficiência em lares já destinados para adultos em vulnerabilidade social, para que elas sejam realmente incluídas, como a LBI preconiza nos casos de escola, trabalho e saúde, por exemplo. “É a discussão da residência inclusiva que seja de fato inclusiva.”
Confira a programação
13h45 – Recepção e Credenciamento
14h15 – Abertura
14h45 – Palestra “A Residência Inclusiva na Perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”
15h05 – Posicionamento de Nazira Levy Brudnewski (assistente técnico da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social/CAS/ PSE)
15h15 – Experiência de Residência Inclusiva “Lar Luz do amanhã” – Araras/SP – Laura e Isabel
15h25 – Posicionamento de Eliete Nunes (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Piracicaba)
15h35 – Posicionamento de Ana Maria Sampaio (Drads Piracicaba)
15h45 – Debates e aprovação da Carta de Piracicaba
17h00 – Encerramento
Moderador: Francisco – coordenador do Comdef/Piracicaba
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
