Comdef promove Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
O Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), anunciou na tarde de hoje, 16/09, durante coletiva de imprensa, a V Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, instituída conforme Lei Municipal n.º 7.195 de 2011. A programação, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de setembro, será inteiramente gratuita e contará com exposição de serviços, caminhada e palestras.
O objetivo da semana é conscientizar a população sobre a luta das pessoas com deficiência, em busca da inclusão social e respeito aos seus direitos no âmbito sociedade e poder público.
Na oportunidade, o prefeito Gabriel Ferrato falou sobre a necessidade de quebrar paradigmas e contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência. "Buscamos adequar a acessibilidade de todos os prédios públicos e adaptar os espaços para que essa população torne-se ainda mais participativa", reforçou.
"Pretendemos mobilizar a população quanto a ter um olhar diferenciado para a inclusão social, passando a enxergar as potencialidades das pessoas com deficiência. As palestras serão sobre os novos paradigmas da luta das pessoas com deficiência e neste ano, em especial, comemoramos também, o Setembro Verde – instituído o mês oficial da luta pela inclusão social", explicou o coordenador do Comdef, Francisco Nuncio Cerignoni.
Durante a programação da V Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência serão realizadas palestras com os temas Políticas e Práticas de Educação do Aluno com Deficiência e Marco Legal: CDPD (Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência) e LBI (Lei Brasileira de Inclusão); caminhada e exposição de serviços e produtos destinados às pessoas com deficiência.
Participaram da coletiva de imprensa, além do prefeito Ferrato e Cerignoni, a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o secretário de Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, conselheiros do Comdef e representantes do Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP). O evento tem apoio da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); Secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), de Trabalho e Renda (Semtre), de Turismo (Setur), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e de Esportes (Selam); do Sindicato dos Bancários (Sindban) e das entidades voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência.
O Comdef trabalha com o incentivo à formulação e monitoramento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, bem como da garantia ao acesso, ingresso e permanência da pessoa com deficiência em todos os serviços oferecidos pela comunidade. O conselho possui caráter consultivo geral, deliberativo no âmbito de sua competência e de fiscalização do poder público em todas as atividades que, direta ou indiretamente, envolvam a decisão sobre a política municipal para a integração da pessoa com deficiência.
Dia 21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data escolhida está próxima ao início da primavera, a estação das flores. Data que representa o renascer e o sentimento de renovação de luta pela cidadania e inclusão plena na sociedade.
Programação – V Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
Dia 21/09
8h – Exposição de serviços e produtos destinados às pessoas com deficiência. Local: Praça José Bonifácio
9h – Caminhada pela Inclusão (Saída do Mercado Municipal até a praça José Bonifácio em frente à Catedral de Santo Antonio).
10h30 – Ato público e apresentação de entidades que trabalham com as pessoas com deficiência
19h30 – Palestra Políticas e Práticas de Educação do Aluno com Deficiência, com a Profª Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro
Local: Unimep Centro sala 310 – RB (entrada pela rua Boa Morte)
Dia 22/09
19h30 – Palestra Marco Legal: CDPD – Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e LBI – Lei Brasileira de Inclusão, com o especialista de reabilitação profissional e tradutor oficial da Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, Romeu Sassaki
Local: Unimep Centro sala 310 – RB (entrada pela Rua Boa Morte)
