O Conselho Municipal de Política Cultural (Comcult) recebe inscrições até o dia 06/04, para projetos inéditos que promovam experiências criativas e inovadoras nos diversos segmentos culturais. Os projetos aprovados serão financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

As inscrições gratuitas devem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, por meio do preenchimento da ficha e entrega do projeto detalhado. Poderão se inscrever pessoa física ou jurídica sem fins lucrativos.

Este ano será destinado o repasse total de R$ 200 mil para oito projetos aprovados pela Comissão de Seleção, formada por profissionais habilitados. Esta Comissão será nomeada por Decreto do Executivo. Após a seleção por categoria, eles deverão ser executados até 31 de dezembro de 2018.

Devem, obrigatoriamente, ser classificados em uma das seguintes áreas: artes cênicas (teatro, dança, circo/mímica); música (erudita, instrumental, popular e canto); artes visuais (plásticas, gráficas, fotografia, design artístico); audiovisuais (eventos de exibição, novas mídias, produção de vídeo ou cinema, documentário); livro/literatura (edição, divulgação, semanas literárias, oficinas, saraus, encontros, impressões); culturas populares/patrimônio cultural imaterial; artes integradas (festivais de arte e cultura, espetáculos, oficinas, experimentação).

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, este financiamento é uma oportunidade de incentivo às produções culturais e o acesso a elas. “Piracicaba é um celeiro de artistas. Temos grandes talentos em vários segmentos artísticos e culturais”, comenta.

O Edital está disponível no www.piracicaba.sp.gov.br e no Portal dos Conselhos www.conselhos.piracicaba.sp.gov.br. A sua publicação no Diário Oficial do Município foi realizada nos dias 02, 03 e 06 de março.

Fundo de Apoio à Cultura

O FAC é um importante mecanismo de financiamento no município que visa fomentar, estimular e incentivar as atividades artístico—culturais, permitindo o seu acesso gratuito.

Os recursos são provenientes da locação de espaços sob responsabilidade da SemacTur, que podem ser utilizados em benefício de ações e/ou atividades vinculadas especificamente à cultura.