A Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) redige documento que vai orientar medidas de mitigação e adaptação para conter as mudanças climáticas em Piracicaba. Para debater e incluir as contribuições do Poder Público e Sociedade Civil, a Comissão realiza diversas reuniões temáticas na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Hoje, quinta-feira, 02/06, foi a vez da Indústria, com a participação de representantes das empresas Dedini e Hyundai, do Simespi (Sindicato das Indústrias de Piracicaba), da Sedema e da Comclima.

Hoje reunião contou com representantes da Indústria | Foto: Andressa Mota/CCS

O documento, chamado de Política Municipal de Mudanças Climáticas (PMMC), vai reunir diretrizes e objetivos para que as emissões de gases de efeito estufa pelo município sejam minimizadas e ajudar Piracicaba a tornar-se resiliente às mudanças climáticas.

“A Política Municipal é o documento público que vai embasar as ações do município nesse tema. Ela reunirá as principais orientações para que Piracicaba reduza suas emissões de gases do efeito estufa e se adapte aos impactos presentes e futuros sofridos pelos efeitos das mudanças climáticas. A Política deverá ser seguida de planos de ação, com metas e ações prioritárias a serem realizadas”, explica o vice-presidente da Comclima, Bruno Vello.

Comissão realiza diversas reuniões temáticas para debater a incluir as contruições do Poder Público e Sociedade Civil | Foto: Vagner Santos

Entre as reuniões já realizadas, englobando temas como energia, agropecuária, mudança de uso da terra, resíduos e adaptação, a PMMC foi amplamente discutida com órgãos como Sedema, Esalq/USP, Secretaria Municipal de Obras (Semob), Ipplap (Instituto de Planejamento e Pesquisas de Piracicaba), Fundação Florestal, Agência das Bacias PCJ, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), empresa Águas do Mirante, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri).

Ainda serão realizadas reuniões com as Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (Sema), de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap).

A COMCLIMA – A Comclima foi instituída pela Lei Complementar nº 251/2010, alterada pelas Leis Complementares 420/2022 e 431/2022, e iniciou seus trabalhos em junho de 2021, com a eleição da diretoria. Seus objetivos são elaborar, revisar, tornar público, acompanhar, além de garantir e fiscalizar a implementação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, definindo metas e indicadores. Como metas, a Comclima propõe esforços de mitigação aos agentes causadores das mudanças climáticas e ajustes dos sistemas e da sociedade no enfrentamento aos impactos causados pelas mudanças climáticas.