Comclima apresentou e discutiu os objetivos da minuta da Política Municipal de Mudanças Climáticas com o prefeito Luciano Almeida e o titular da Sedema, Alex Salvaia A Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) realizou hoje, 29/07, a entrega e a apresentação da minuta da Política Municipal de Mudanças Climáticas (PMMC) ao prefeito Luciano Almeida e ao titular da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia. A reunião aconteceu na Sedema, 9º andar do Centro Cívico.

Na ocasião, além do prefeito e do secretário, estiveram presentes a presidente e o vice-presidente da Comclima, Vanessa Hoffmann, do Instituto Terra Mater e Bruno Gristto Vello, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), assim como a segunda secretária, Maria Clara Cruz Moura, da FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental); Valéria Rueda Spers, do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições); Davi Costa Marques, da Hyundai; Juan Sebastianes, da Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente); e Juliana Gonçalez Gragnani, da Sedema e secretária-executiva da Comclima.

A PMMC contém diretrizes e objetivos para que as emissões de gases de efeito estufa pelo município sejam minimizadas, orientando medidas de mitigação, além de adaptação para conter as mudanças climáticas em Piracicaba.

O prefeito destacou que abordar mudanças climáticas já não é apenas uma questão unicamente voltada para o meio ambiente, mas se trata também de uma questão econômica. “É algo que precisa ter esse olhar enviesado, porque traz um impacto positivo economicamente falando. Então, vamos estudar esse documento, analisar, porque todos nós, como Prefeitura, estamos empenhados nesse aspecto. Essa iniciativa pode ser um primeiro grande passo para colocar Piracicaba como um exemplo a ser seguido”, comentou Luciano.

“Para nós, da Sedema, contar com iniciativas que objetivam criar impactos positivos do ponto de vista ambiental é sempre importante e precisa ser destacado. Todo o trabalho da Comclima, para elaboração e desenvolvimento da Política Municipal de Mudanças Climáticas, tem uma relevância ímpar. Recebemos este documento, em conjunto com o prefeito, e agora vamos analisar minuciosamente e pensar nos próximos passos”, diz o secretário de meio ambiente.

O vice-presidente da Comclima acrescentou que a expectativa com a entrega da minuta é de conseguir ampliar o alcance dos objetivos da PMMC, tornando o município mais influente e atento à questão. “Como próximos passos, esperamos que esta política se torne uma legislação na cidade, com o envio e posterior aprovação da Câmara Municipal. Sendo aprovada, conseguiremos dar início aos trabalhos para instituir um Plano de Ação Climática”, conta.

A COMCLIMA – A Comclima foi instituída pela Lei Complementar nº 251/2010, alterada pelas Leis Complementares 420/2022 e 431/2022, e iniciou seus trabalhos em junho de 2021, com a eleição da diretoria. Seus objetivos são elaborar, revisar, tornar público, acompanhar, além de garantir e fiscalizar a implementação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, definindo metas e indicadores. Como metas, a Comclima propõe esforços de mitigação aos agentes causadores das mudanças climáticas e ajustes dos sistemas e da sociedade no enfrentamento aos impactos causados pelas mudanças climáticas.