Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Combo Cultural leva público ao passado de Piracicaba com atividades gratuitas no Engenho

Passeio pelo Engenho Central teve número de vagas ampliado em 30 para atender à grande procura do público

Por CCS / Publicado em 28/03/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
Passeio noturno pelo Engenho Central teve número de vagas ampliado em 30 para atender à grande procura do público
Momento de abertura do passeio histórico pelo Parque do Engenho Central

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado, 29/03, o Combo Cultural no Engenho Central. Devido à grande procura, o passeio histórico noturno teve o número de vagas ampliado de 50 para 80, as inscrições devem ser feitas antecipadamente. Gratuito e aberto à população, o evento promove experiências que conectam história, cinema e patrimônio, valorizando a identidade local. 

A proposta é proporcionar uma imersão na memória de Piracicaba, com atividades que ajudam o público a compreender a formação da cidade a partir de seus aspectos históricos, sociais e culturais.

Para o historiador Maurício Beraldo, do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, iniciativas como o Combo Cultural cumprem um papel essencial ao aproximar a população da história da cidade. “Essas ações têm papel fundamental no resgate da história e da memória coletiva. Piracicaba é uma cidade com relevância histórica nos campos político, econômico e social. Proporcionar esse contato permite que a população reconheça essa importância e se aproxime de locais que marcaram a trajetória da cidade, muitos dos quais já não existem, mas seguem presentes na identidade piracicabana.”

O PASSEIO – O passeio histórico começa às 17h, com saída do Portal do Engenho Central, na entrada principal. Durante o trajeto os participantes percorrerão o complexo industrial, com explicações sobre seu funcionamento ao longo do tempo e sua influência no desenvolvimento econômico da região, serão abordadas a gestão do Barão de Rezende, a administração da empresa francesa Société de Sucreries Brésiliennes e a transição para o controle municipal. Também serão esclarecidas crenças equivocadas sobre o uso de mão de obra escrava no local, reforçando o papel do Engenho como patrimônio cultural.

As inscrições são gratuitas, limitadas a 80 participantes, e devem ser feitas antecipadamente pela plataforma Doity, pelo link:https://doity.com.br/passeio-historico-parque-do-engenho-central

O passeio histórico faz parte da programação do combo cultural que ocorre no sábado, 29

PIRACICABA 1922 –  A partir das 19h30, o Galpão 8A do Engenho Central recebe a exibição especial do filme Piracicaba 1922. Produzido há mais de um século, o longa é considerado a primeira grande obra cinematográfica da cidade. Com 120 minutos de duração, mostra paisagens e personagens da época, incluindo locais como a Estação da Paulista, o Matadouro Municipal, o Engenho Central e a Esalq. 
O filme foi restaurado e digitalizado em resolução 4K pela produtora Urgência Filmes, com apoio da Lei Paulo Gustavo Estadual, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo.

Cena do Filme Piracicaba 1922, que é considerado o primeiro longa-metragem produzido em terras piracicabanas.

EXPOSIÇÃO MISP – Durante todo o evento, os visitantes poderão conferir a exposição organizada pelo Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP). O acervo inclui fotografias, vídeos e equipamentos antigos de audiovisual, como câmeras, projetores e gravadores, que mostram a evolução das tecnologias de comunicação na cidade.

Além dos objetos, a exposição traz registros fotográficos de momentos marcantes da vida social e cultural de Piracicaba.

Visitantes conhecem o acervo do MISP durante exposição

“O Combo Cultural é uma chance de mostrar o valor do Engenho como espaço histórico e cultural. Ao apresentar os galpões e contar sua história, inclusive o tombamento dos imóveis, ajudamos a população a entender por que tudo está preservado assim. Cada parte do parque carrega memória, e conhecer isso reforça o sentimento de pertencimento e de cuidado”, destaca Pedro Maurano, coordenador do Engenho Central.


SERVIÇO – Combo Cultural no Engenho Central. Parque do Engenho Central, Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende, Piracicaba, Data: 29/03.  Passeio Histórico: 17h, saída do Portal do Engenho – Entrada Principal, próximo ao Prédio da Secretaria de Turismo. Inscrições limitadas. Exibição do filme Piracicaba 1922: 19h30, Galpão 8A.  Exposição do MISP: visitação durante o evento. | Informações:  3403-2600.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.