Mulheres participam de palestra sobre violência contra a mulher
Mais de 40 mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, inseridas no Programa Criança Feliz e outras usuárias do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), unidade Vila Sônia, participaram ontem, 16/03, de palestra e roda de conversa com o tema Violência contra a mulher: tipos e ciclos, ministrada pela equipe técnica do Cram (Centro de Referência e Atendimento à Mulher).
A ação faz parte da programação especial realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, durante o mês de março, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Além da temática apresentada, as atividades trouxeram às participantes, um momento de socialização com comes e bebes e sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros: Instituto José Cançado, Padaria Moinho do Engenho, de Santa Terezinha, e Supermercado Alto Giro, do bairro Monte Rey.
Roda de conversa sobre violência contra a mulher
De acordo com a coordenadora do Cras Vila Sônia, Noemi Lopes, essa ação é importante para informar e orientar sobre os diversos tipos de violência. “Refletir sobre o tema é uma forma de prevenir a violência contra a mulher”, disse.
A programação com rodas de conversa segue até o dia 30 de março, com o objetivo de levar informações referentes ao combate à violência contra a mulher, como identificar situações de violência, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.
No dia 21/03, às 13h30, o encontro será no PSF Bosques do Lenheiro. Dia 23/03, às 9h, no Condomínio Vida Nova 2; no dia 29, às 9h, será a vez do Centro Comunitário de Artemis, e dia 30/03, para finalizar, as técnicas do Cram estarão no Cras Piracicamirim.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher é um serviço que atende mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino e se julgam em situação de violência doméstica.